Para se inserir nos hábitos de um parisiense você precisa ter uma baguette na mão, não importa a hora do dia. E engana-se quem acha que todas as baguettes são iguais. Já experimentei algumas e posso dizer que existe uma grande diferença de qualidade. Uma das minhas favoritas é do boulanger Eric Kayser, ele tem boulangeries por toda a cidade. Um bom boulanger transforma simples ingredientes como água, farinha e sal em sabores complexos e variados. Todos os pães da Maison Kayser são preparados diariamente em cada boulangerie sob a direção de um chef boulanger altamente preparado e com as receitas e ingredientes especiais. Cada etapa de preparação é longa e lenta para preservar os aromas e a consistência. Uma simples baguette necessita de 12 horas de cuidados.
Todos os pães têm um lugar de honra no momento das refeições. São múltiplos e complexos os sabores que se combinam com diferentes acompanhamentos e ocasiões. Eles se transformam em mini – ou grandes – prazeres doces e salgados, durante todo o dia. Na Maison Kayser encontramos desde o mais simples até o mais elaborado. Baguettes de tamanhos e formatos diversos, pães integrais, rústicos, com cereais, com figos, com azeitonas. Ideais para acompanhar um filet de cordeiro, um fois gras ou apenas geléias, queijos e etc... Nesse caso a imaginação é infinita! E não pára por ai são mais de 50 tipos de tortas doces, docinhos e tartelettes – são as pâtisseries – e 20 variedades de viennoseries – amanteigados - os deliciosos mini croissants, madeleines, cookies fondants, mini financiers....
Tudo isso se transformou em vários livros e receitas que podem ser encontrados nas livrarias. Eric Kayser é um incansável defensor do “bom pão” e luta para incluir a boulangerie francesa como patrimônio imaterial da humanidade, um patrimônio vivo – permanentemente recriado – como a definição da UNESCO. É claro que tem o meu total apoio!
www.maison-kayser.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário