segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Começaram as colheitas para o millésime de 2011

 As vendanges são as colheitas das uvas destinadas à produção do vinho. Essas uvas especificas - colhidas nessa ocasião - são destinadas a se transformar na bebida mais apreciada na França. A época das vendanges pode variar de uma região para outra, no hemisfério norte ela vai de julho a outubro. Na França a época das vendanges é tradicionalmente entre setembro e outubro há muitos séculos. Vários fatores podem influenciar o processo de amadurecimento da uva assim como o momento em que tem que ser colhida, ou seja, quando o nível entre o açúcar e a acidez já se estabilizou.

As colheitas podem acontecer a qualquer hora do dia. Cada cacho é cortado a mão. Um trabalho de precisão e delicado. Nem folhas, nem uvas estragadas ou verdes.  Esse ano as vendanges começaram com alguns dias de antecedência, graças ao bom tempo e o calor seco do verão. Tivemos esse ano um clima ideal. A primavera foi bem seca e depois a chuva – não muita - nos momentos certos que fizeram com que a maturidade das uvas chegasse mais cedo. Todos os produtores esperam um "grand millésime em quantidade e qualidade em 2011.

Para celebrar as vendanges em grande estilo, a cada dois anos, a avenue Montaigne traz para as suas lojas um vinho ou um champagne diferente . É a união do luxo e da arte de viver ”à la Française”. Varias personalidades do mundo da moda se reúnem nas boutiques de luxo para degustar os melhores “crus”. Uma grande amiga, Fiammetta, que já mora em Paris há alguns anos –  que sabe exatamente o que há de melhor - me deu essa dica. A próxima vendange da avenue Montaigne vai acontecer em setembro de 2012 ....estaremos lá!

Bonnes vendanges à tous et Santé au millésime 2011 !












Nenhum comentário:

Postar um comentário