Ontem decidi repetir a dose com mais duas amigas cariocas no Ateliers de Chefs. Fomos almoçar e aprender mais uma receita desta vez no Atelier do BHV- Rivoli. O cardápio era filé de pato laqueado ao mel e laranja acompanhado de um wok de quinoa com brócolis. Pode parecer complicado, mas foi muito mais fácil do que se imagina. Fui com a Laurinha e a Kika. A Laurinha já é praticamente uma chef, cozinha super bem e a Kika, que nunca tinha cozinhado, adorou e preparou seu próprio filé de pato. Tudo durou uma hora, entre o preparo e o almoço. Começamos cortando as flores do brócolis, enquanto a quinoa estava indo ao fogo para cozinhar. Depois limpamos os filés de pato. Cada um com o seu - para quem não está acostumado essa é a pior parte!
Na frigideira colocamos o mel e o suco de laranja para ferver até reduzir. Quando o mel já esta com uma consistência mais encorpada desligamos o fogo. No final o segredo é uma pitadinha de pimenta. O sal foi colocado no filé de pato. Em outra frigideira colocamos o pato para dar aquela dourada por fora. Sem nada, ele vai dourar na própria gordura. Quando ficou dourado foi para o forno durante 10 minutos lambuzado de mel. Enquanto isso, preparamos a quinoa. Depois de ferver e verificar o ponto, escorremos. O brócolis é passado na frigideira com azeite e um pouco de água para cozinhar ali mesmo – quase nada. Depois misturamos tudo na frigideira:quinoa+brócolis. Quando o filé de pato estava pronto tiramos do forno e depois foi só montar o prato. Voilà!
Detalhe: molhar bem o filé no mel e laranja. Fica mais gostoso.
Todos se sentam a volta de uma mesa alta e degustamos nossas obras-primas! Temos a opção de acompanhar a refeição com um bom vinho. A sobremesa foi uma surpresa do chef Gilbert e era um confit de morangos, figos e framboesas com queijo branco. Receita, segredo! Para finalizar um café! Bon Apetit!
Miel : 30 g
Jus d'orange : 20 cl
Sel fin : 4 Pincée(s)
Moulin à poivre : 4 Tour(s)
Pour la garniture
Quinoa blond : 600 g
Gros sel : 7 g
Huile d'olive : 2 cl
Sel fin : 6 Pincée(s)
Pour le filet de canette
Préchauffer le four à 200 °C.
Parer et dénerver les filets de canette, puis saler le côté gras.
Déposer les filets dans une poêle tiède et les colorer à feu vif. Retourner ensuite les filets et les cuire côté chair pendant 3 min, puis les débarrasser sur une plaque allant au four.
Retirer l'excédent de matière grasse de la poêle, puis ajouter le miel et le caraméliser légèrement. Verser ensuite le jus d'orange et laisser réduire jusqu'à obtenir une consistance sirupeuse. A l'aide d'un pinceau de cuisine, napper les filets de canette de ce mélange, poivrer.
Pour la garniture
Rincer correctement le quinoa pour enlever l'amertume, puis le plonger dans un grand volume d'eau bouillante salée et le cuire pendant 10 min environ. Au terme de la cuisson, l'égoutter et le réserver au chaud.
Laver le brocoli et récupérer les sommités.
Dans un wok, verser un filet d'huile d'olive et mettre le brocoli avec un peu d'eau et de sel. Couvrir et cuire pendant 5 min. Lorsque l'eau s'est complétement évaporée, ajouter le quinoa puis mélanger le tout et rectifier l'assaisonnement.
Nenhum comentário:
Postar um comentário