segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Marche aux Puces ou melhor: um marche de histórias!


Não foi à toa que Woody Allen escolheu o Mercado das Pulgas - Marche aux Puces - como um dos cenários  do seu ultimo filme, Midnight in Paris ou Minuit a Paris, em francês combina mais ...

O Mercado das Pulgas é a maior e mais importante concentração de antiquários e comerciantes de objetos usados do mundo. Ele é composto por 14 pequenos mercados, um quase ao lado do outro e cada um com características e ofertas diferentes. Entre os mais conhecidos estão o Vernaison com uma variedade incrível (móveis, vestimentas, jóias, utensílios de prata, luminárias, tapetes e etc.) Serpette e Biron (móveis e decoração de alto luxo), Le Passage (roupas e ornamentos), Dauphine (livros, gravuras, lojas temáticas) entre outros. Todo ano 11 milhões de visitantes passam por lá – são marchands, turistas, artistas, celebridades, enfim... todos. Sem contar com os proprietários das lojas, uma atração à parte.

De Biron à Paul Bert passando por Vernaison, o cineasta ficou encantado com o charme do lugar – e eu também! Não era para menos, ali tudo tem uma história. Cada peça, cada jóia, cada objeto de decoração guarda uma história de época, de estilo de vida, de quem as pertenceu – a mesma coisa quando você encontra vestidos de época – época em que não existiam máquinas de costura ou apenas jóias que freqüentaram grandes soirées. Vitrolas que tocaram muitos discos de vinil, lamparinas de barcos que viajaram o mundo. Revistas dos anos 40 com a ultimas novidades. Uma viagem no tempo, de fato.

A grande aventura do Mercado das Pulgas começou em 1885, quando alguns comerciantes foram expulsos do centro da capital e se instalaram nos arredores das fortificações parisienses. Trinta e cinco anos depois, em 1920, Romain Vernaison transformou as suas terras em um mercado que levou o seu nome e assim nasceu o primeiro de muitos marches.

Marche des Puces de Paris Saint Ouen ( a rua central é Rue des Rosiers em Saint Ouen 93400)
 Dica : se puder ir e voltar de taxi melhor (agende a volta !), de carro existe um parking ao lado do marche Serpette e melhor ainda se puder ir com um motorista. Chic !!!























Nenhum comentário:

Postar um comentário