quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Le Cordon Bleu: Humm...


Tive o privilégio de assistir a uma aula no prestigiado Le Cordon Bleu. A mais famosa escola de culinária francesa foi fundada em 1895 com a missão de preservar e transmitir a excelência da arte culinária francesa e, antecipar as grandes tendências da profissão. É de lá que saem os melhores e mais estrelados chefs do planeta.

Nem preciso dizer que fiquei feliz e “emocionada” por estar lá tão perto dos professores que possuem as melhores técnicas e guardam os segredos mais secretos da boa gastronomia. Os professores são profissionais de excelência, alguns deles viajam o mundo todo para aprofundar seus conhecimentos, apresentar as suas técnicas e desenvolver tendências para repassar aos alunos.

A aula foi sobre a utilização do sorbet nos pratos principais. Isso é uma inovação, ainda pouco entendida no Brasil. A princípio pode parecer estranho, mas o resultado é espetacular! Por uma grande coincidência, a chef convidada era Renata Braune, do resto Chef Rouge, em São Paulo. Ela é uma ex-aluna do LCB, que trabalhou no estrelado Apicius, em Paris e é super querida entre os chefs franceses. A aula contou com a presença do chef numero 1 da escola, Patrick Terrien, que já esteve várias vezes no Brasil e também ama nosso país.

Durante a aula assistimos toda a preparação dos ingredientes, cada etapa é explicada com detalhes das técnicas, montagem do prato e, finalmente, a degustação.  O menu do dia foi costela de cordeiro e tomates servido com um sorvete de alho e manjericão. Impossível descrever de tão delicado.... Excepcional! E o outro prato foi um tempura de camarão ao curry com espinafre e para acompanhar um sorbet de chutney de maças. Hummmm. Água na boca só de lembrar.

O mais interessante é que o Le Cordon Bleu oferece algumas aulas individuais, chamadas de ateliers – “a descoberta da culinária”, que são divididos por temas e duram apenas algumas horas. Você pode escolher entre temas variados como: cozinhando com champagne, atelier do pão, petits fours doces, molhos – o toque final, tortas salgadas e outros.  Quero todos!

Le Cordon Bleu 8, rue Léon Delhomme 75015 Paris
www.lcbparis.com   paris@cordonbleu.edu











Um comentário:

  1. Esse curso pertence a minha lista de opções. Quem sabe não troco tudo mais uma vez?? rsrs Adorooooo!!

    ResponderExcluir