sábado, 4 de agosto de 2012

Les Près D’Eugenie: um luxo de Michel Guerard no sul da França

Entre Bordeaux e Biarritz está localizada uma cidade bem pequena chamada Les Près d’Eugenie. Uma estação termal reconhecida pelo poder terapêutico de suas águas desde a época de Henrique IV, no século 16. O nome da cidade é uma homenagem à esposa de Napoleão III - a Imperatriz Eugenie de Montijo – que a tornou famosa em 1860 de tanto que a frequentava.

Foi exatamente ali que Michel Guerard - um dos chefs mais reconhecidos da França, ao lado de Paul Bocuse e Pierre Troigros- escolheu para criar o seu projeto mais completo. Nos anos 70, ele comprou a maioria das propriedades da cidade, inclusive o convento, o castelo, as pequenas e grandes pousadas para criar a “perfeita experiência do sul da França”.

Eugenie-les-Bains nasceu com a premissa de ser um grande spa com muitos quartos e uma simples, mas deliciosa cozinha – com o restaurante La Ferme aux Grives – conhecido pela excelência na gastronomia tradicional, gastronomia Gourmet e ainda na gastronomia saudável e emagrecedora para o spa . Com o passar do tempo , o sucesso e as 3 estrelas que lhe foram concedidas pelo Guia Michelin,  Guerard foi ampliando seu domínio e criando mais ambientes nessa maravilhosa “experiência” de luxo e de bem-estar. 

Todos os ambientes são decorados com a sensibilidade da pura aristocracia francesa, nada moderno e nada tendência, tudo ultra elegante e tradicional. Eugenie-les-Bains se transformou num sinônimo de todos os prazeres. As opções de hospedagem são as mais diversas, cada um tem o seu charme e a sua característica. São seis tipos de acomodações diferentes. Mas todas têm a majestade de uma Imperatriz, bom gosto e conforto. São suítes de 60 a 120 m2 no L’Impératrice, apartamentos grandes e pequenos para todos os gostos na La Maison Rose ou escolher ficar em dos quartos da grande casa no Les Près d’Eugenie, em uma pousada no campo no Logis des Grives e até no convento Le couvent des Herbes. Ainda as casas na beira do mar – como de pescadores chiques!! São as Maisons Marines d’Huchet.

Os muitos jardins têm bosques e aleias floridas para longas caminhadas entre as lavadas e jasmins. Piscina, quadras de tênis, salão de beleza e ginástica. O spa termal com vários tipos de tratamentos diferenciados e uma grande piscina. Rituais de beleza, saúde inspirados na cultura greco-latina das águas e plantas, além das massagens relaxantes e nutritivas.

Mas vamos ao que interessa: a gastronomia! São 04 “tables” estreladas. La Grande Cuisine, com toda a excelência e requinte “gourmande”. La Ferme aux Grives, a cozinha regional tradicional e muito saborosa. A Cuisine minceur – emagrecedora – sempre milagrosa. Michel Guerard ficou mundialmente conhecido na década de 70 como o inventor da gastronomia emagrecedora e também como o grande incentivador da “nouvelle cuisine” francesa – que apoiava uma pequena ruptura nos padrões tradicionais da culinária francesa que utiliza molhos muito pesados e quantidades enormes de manteiga. E ainda a L’école des chefs, onde algumas dicas e receitas são ensinadas para quem quiser aprender a fazer algumas delícias.

Nada mal, escolher um lugar assim para relaxar com o maior luxo, comer bem e ainda conhecer lugares novos. Ai, muitas opções! Ali pertinho ainda existem vários passeios bacanas parar se fazer. Profitez vos vacances!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário