sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Expo Cristobal Balenciaga


Galliera, o museu da moda de Paris está fechado para reformas até 2013, enquanto isso as suas exposições ocorrem em outros espaços por Paris, como o mais novo endereço nas margens do rio Sena – Docks Seine, a cidade da moda e do design – um novo lugar novo dedicado à moda e ao design com salas de aula, cafeterias e livrarias especializadas = lojas branchés. O lugar foi escolhido para apresentar a prestigiada exposição em homenagem ao grande mestre espanhol da costura, Cristobal Balenciaga, que nos deixou há 40 anos.

São acessórios, fotos, croquis assim como trabalhos sobre a arte e os costumes complementam a exposição e mostram a paixão do costureiro tanto pela história quanto pelo seu trabalho que lhe foi ensinado desde criança pela sua mãe. Todas essas peças, às vezes suntuosas, outras vezes mais simples compõem uma coleção que passa pelos séculos 18, 19 e 20.
  
Mais de 70 indumentárias e elementos que se conjugam com vestidos, capas bordadas, rendas e a haute couture Balenciaga criados entre 1937 e 1968. E ainda fotos e gravuras que ilustram os hábitos e o dia-a-dia dos séculos XVII, XIX e XX colecionados pelo costureiro que foram gentilmente doadas por sua família ao Museu Galliera em março de 1979. Conseguimos ver nitidamente o universo imaginário no qual Balenciaga se inspirou e como ele mergulhou em uma Espanha tradicional e folclórica.
O mais incrível é perceber como as suas criações são ainda modernas, arrojadas, elegantes e clássicas. Isso é possível?! Sim. Ele era um artista avant-guarde, um visionário e elegante. Fiquei encantada e curiosa. Adoraria conhecer e conversar com uma mente brilhante assim. Mas devo dizer que a produção da exposição é simples e que as peças foram maravilhosamente bem selecionadas e bem cuidadas. Nem conseguimos ver o tempo e a história que essas peças carregam. Verdadeiras obras de arte, tesouros de referência e da história da moda.

"Cristóbal Balenciaga, collectionneur de modes"

Exposição até 7 outubro 2012_  terça a domingo de 10h às 18h. 

Les Docks - cité de la Mode et du Design_ 34 quai d’Austerlitz Paris 13ème
















Nenhum comentário:

Postar um comentário