terça-feira, 14 de agosto de 2012

Daniel Biron: Le chef "vegan"


Até pouco tempo atrás acreditava – como qualquer leiga no assunto - que as comidas vegetarianas não tinham muita graça. Elas ficavam restritas aos legumes, frutas e verduras e isso não me atraía muito. Mas o chef carioca Daniel Biron me mostrou que isso não é verdade, quando me trouxe o melhor bolo de chocolate que eu já comi na minha vida! Sem esquecer a calda de chocolate, tudo completamente vegan.

Hoje Daniel é o chef e responsável pelo restaurante vegan Gentle Café Gourmet em Paris, uma referência nesse universo aqui na França. Tudo começou quando Daniel deixou o design e a sua agência de comunicação no Rio de Janeiro para estudar culinária em Nova York – claro que a culinária “vegan” - no Natural Gourmet Institute for Health and Culinary Arts.  Foi lá que o chef decidiu se dedicar completamente ao veganismo e mudar a sua filosofia de vida. De NY para Paris, onde foi convidado a pilotar o mais novo restaurante “vegan” da cidade luz, o Gentle Gourmet Café.

O veganismo é baseado no princípio de se viver em um planeta melhor, sem sofrimentos. Ele é uma extensão lógica do vegetarianismo com mais restrições e atitudes na prática diária.

O veganismo é uma filosofia e uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível, todas as formas de exploração e crueldade com animais, seja para alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade. Essa filosofia apoia e incentiva o desenvolvimento e implementação de alternativas para preservar o meio ambiente e todos os animais. Utilização de 100% de produtos de origem exclusivamente vegetal e bio, ou seja, orgânicos já que é muito melhor para o planeta para a nossa saúde. Os ingredientes como o café e o cacau têm que ter a procedência garantida e comprovada de um comércio justo, sem exploração de trabalhadores. Os alimentos têm que seguir o ritmo das estações para garantir o frescor e diminuir o tempo de transporte.

Enfim, ser vegano é uma escolha ética e coloca em ação o respeito pela vida, com base na não-violência, paz e compaixão por todos os seres vivos. Não é uma tarefa fácil no mundo em que vivemos.

Mas posso garantir que o chef Daniel Biron esta tirando de letra e, muito feliz, com essa opção de vida. Mesmo em Paris no centro mundial da gastronomia, digamos assim, dedicada à manteiga, cremes de leite e todos os tipos de carnes. Ele consegue criar receitas criativas e super apetitosas. Além do bolo de chocolate, pude provar o cheeseburguer vegan: hamburguer de lentilha, vegusto (queijo vegano), cogumelos e cebolas caramelizadas! Batata-frita e salada ao vinagrete pra acompanhar. A sobremesa, acreditem, crepe de chocolate e chatilly. Tudo uma delícia! O cardápio ainda tem lasagna de lâminas abobrinha com queijo de castanha, polenta com  flor de abobrinha e por aí vai. O chef fica aqui em Paris - por enquanto - mas tem sempre algo publicado no Brasil, como receitas na Revista dos Vegetarianos. Guardem esse nome. Ele vai longe.

www.gentlegourmetcafe.com







Um comentário: