sexta-feira, 27 de julho de 2012

Maison Francis Kurkdjian Paris

O « parfumeur” Francis Kurkdjian é considerado atualmente um dos criadores de perfumes mais célebres de nosso tempo. Nascido 1969, Kurkdjian é um francês de origem armeniana. Diplomado pela escola francesa ISIPCA - Institut Superieur International du Parfum et de la Cosmetique et de l’Aromatique Alimentaire - ele é muito mais do que um criador de perfumes mas um artista que coloca a emoção em tudo o que faz.

Poucas pessoas sabem que ele está por trás de muitos perfumes conhecidos hoje em dia. Um em especial foi determinante para o lançamento de sua carreira, Le Male de Jean Paul Gautier em 1995. Logo em seguida vieram muitos outros sucessos para Dior, Lanvin, Guerlain e o último recentemente para Elie Saab.

Em 2001 decidiu abrir o seu atelier de perfumes sob medida para uma clientela particular. Mas, além disso, começou a criar parcerias com diversas áreas ligadas à arte como a gastronomia, a dança, a música..... Foram colaborações com o chef pâtissier Christophe Michalak do Hotel Plaza Athenée com o design e aroma de uma sobremesa, a Fraise em Trompre L’Oeil: sorbet de morangos, banana e flor de laranjeira.  Ou então a parceria com um artista plástica para desenvolver um abanador perfumado feito em papel.Criou também uma fragrância para uma noite especial no Palais Garnier de Paris que o levou ao Chateau de Versailles e resultou na fragrância Marie Antoinette. A interpretação dessa fragrância foi criada a partir de documentos históricos autênticos.  


Kurkdjian é mais que um criador porque a sua imaginação é inalcançável! Além do perfume de Marie Antoinette, ele entrou  também nos Jardins de Versailles, ele transformou as águas do lago da L’Orangerie em um laranja gigante fluo e perfumada. Pelo chafariz do lago saíam jatos da essência Fleur d’Oranger! Pode-se imaginar que ele é requisitado no mundo todo para criar as coisas mais inacreditáveis!

Finalmente, em 2009, a Maison Francis Kurkdjian é criada. Ele fez questão de incluir a palavra “Maison” – casa , em português - antes do seu nome para reforçar a idéia de que as emoções têm que estar sempre presentes na nossa vida. Afinal, uma casa é feita por lembranças, pessoas, emoções. Toda casa tem a sua alma.

A loja é bem pequena, mas alguns detalhes não escondem que esse homem ama Paris. A decoração tem alguns monumentos da cidade, as paredes são cinza e todas as tampas dos perfumes  são de zinco para lembrar os telhados das casas e prédios parisienses. 



Nem precisamos dizer que a loja é hiper cheirosa....ali você é apresentado a todos os perfumes inventados pelo mestre. Ele adora criar perfumes para a manhã, para a tarde e para noite. Conseguimos sentir a diferença de cada um deles. Ele criou um perfume em homenagem ao seu avô que se perfumava antes de se deitar, outro tem a lembrança do casaco de peles da sua avó.
FK é tão criativo que desenvolveu bolhas de sabão perfumadas para o aniversário da sua sobrinha Agathe. Tudo igual, mas se estourar as bolhas com o nariz vai sentir o perfume da violeta, de ervas frescas, menta ou até de pera! Ele fez também um sabão líquido para lavar roupas. Como ele mesmo lava as suas roupas e não conseguia encontrar um perfume comum para o sabão e para o amaciante, decidiu ele mesmo criar um. Genial, não ?!


Mas se você quiser um perfume sob medida terá que encontrar Francis Kurkdjian pessoalmente. Ele não poderá desenvolver nada sem antes conhecer a pessoa, a sua história e isso pode levar alguns meses. Mas é o verdadeiro luxo.

“um perfume é uma emoção que levamos entre a roupa e a pele”
Francis Kurkdjian










Nenhum comentário:

Postar um comentário