sexta-feira, 20 de julho de 2012

Louis Vuitton x Yayoi Kusama

Depois das interferências e interpretações de Stephen Sprouse em 2001 e Takashi Murakami em 2003 no seu célebre monograma, a Louis Vuitton dedica hoje uma coleção concebida em colaboração com a grande dama da arte contemporânea japonesa Yayoi Kusama.

Com quase 80 anos e dona de um grafismo marcante – tanto obsessivo quanto estético – a artista não poderia passar muito tempo indiferente a um aficionado por artes como Marc Jacobs. Eles se encontraram em 2006 e, desde então, o criador americano não parou de se inspirar na obra de Kusama.

Precisou esperar até 2012 para vermos, finalmente, o momento da união da moda com a arte contemporânea se concretizar. A Louis Vuitton está lançando esse mês “Pontos Infinitos” uma mini coleção – coleção cápsula – com a colaboração da artista japonesa. Os pontos famosos que nunca cessaram de obceder Yayoi Kusama desde a sua infância estão em todas as peças da coleção. Pretas, amarelas, vermelhas, framboesas, os pontos arredondados se multiplicam ao infinito e se transportam também para esculturas, instalações e outros “happenings” que levaram a célebre artista dos anos 60, escolher morar em um hospital psiquiátrico desde 1977. 

A primeira parte da coleção será lançada agora e a segunda, dedicada aos acessórios de couro, como bolsas, malas, carteiras e etc. está prevista para outubro de 2012. A outra novidade é que em homenagem a artista japonesa a marca francesa se lançará nas pop ups stores (lojas temporárias) especialmente idealizadas para a nova coleção de prêt-a-porter e de acessórios de Kusama. Paris terá a sua pop up inaugurada dia 23 de agosto no Printemps Haussmann.


Boutique éphémère Yayoi Kusama pour Louis Vuitton. de 23 agosto a 21 outubro  2012.

p.s. algumas imagens da expo dedicada a Yayoi Kusama no Centre Georges Pompidou Paris, mais conhecido como Beaubourg que tive a oportunidade de ver em novembro de 2011.
http://parisbranchee.blogspot.fr/2011/11/yayoi-kusama-no.html









Nenhum comentário:

Postar um comentário