sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

As apostas do inverno 2012/2013

Aconteceu essa semana em Paris o maior salão de prêt-a-porter da Europa, a Who’s Next. Marcas de todos os lugares do mundo, inclusive do Brasil, apresentaram as suas apostas nas coleções outono-inverno 2012/2013. O ano mal começou e já estamos falando do próximo inverno! As coleções estão bem bonitas, na sua maioria, porque como sabemos – há gosto para tudo. O Brasil foi super bem representado com roupas, sapatos e bijuterias. Um orgulho! A organização do evento contratou o escritório de tendências Nelly Rodi para ajudar e orientar os compradores quanto às novas correntes da moda, que também envolvem a arte, a gastronomia e o comportamento de certos grupos sociais.  Segundo o escritório de tendências, três grandes temas - grupos - terão destaque.





O primeiro foi chamado de Radicalmente Precioso, onde haverá uma nova maneira de viver o luxo. Linhas “Premium”, perfumes exclusivos, gastronomia “chic”, sofisticação. A procura do essencial e exclusivo será a chave desse grupo completamente “low profile”e a anti “show off”. O minimalismo é a grande estrela, linhas puras e sofisticadas. Nesse grupo há o retorno aos códigos aristocráticos e tradicionais, à educação, ao respeito, às boas maneiras. As cores são escuras e monocromáticas mas sempre com um toque de dourado, de precioso.  Très français.






O segundo grupo são os Insolentes ou o que eles chamaram de BCBD “bon chic, bien décalé”, ou seja, chiques e diferentes. São os novos “dandies” extravagantes que usam os códigos tradicionais com bastante humor e criatividade. Eles têm uma atitude positiva da vida, são leves, coloridos e vivem intensamente. Estão sempre à procura do prazer. Há um mix de cores e estilos como as inspirações dos anos 20, cores cítricas misturadas aos clássicos e lingerie e etc. Parisian irreverence.







O terceiro grupo “Shabby & Raw” – que ao pé da letra significa gasto e bruto ou natural – se apropria da cultura da rua, do desejo de se rebelar contra a pressão do mundo moderno e o grande sonho é viver no campo junto à natureza. Um grupo jovem e consumidor que aposta no mercado alternativo, reciclado, de segunda mão e que dá preferência ao comércio local (da esquina). O estilo é o mix, o transculturalismo, wild old school e o unissex. É o grupo dos coletivos criativos, profissionais liberais que se reúnem para promover seus próprios projetos, sejam designers, arquitetos ou apenas criativos.  Dare to be different.





Para ilustrar cada grupo foi montado um painel com várias peças de marcas expositoras e em cada salão alguns ambientes também tinham essas características. Ficou super interessante. Agora é aguardar e observar!
www.nellyrodi.com

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