sábado, 8 de outubro de 2011

Yom Kipur

 Hoje é Yom Kipur, o dia mais poderoso no ano para a cultura judaica. Nesse dia você pode elevar-se para uma realidade que não conseguiria atingir em nenhum outro dia do ano, onde as necessidades físicas não existem, somente as necessidades da alma. Qualquer mínimo problema que você tenha na vida pode ser limpo e purificado durante essas 24 horas.  Conectar-se com esse dia significa que não será preciso ficar sob seus julgamentos, idéias preconcebidas, preconceitos ou rancores. Esse é o momento de liberar-se de tudo isso.  Nenhum desses julgamentos existe “lá em cima” e você pode viver melhor sem eles “aqui em baixo”, tornando-se cada dia uma versão melhorada de você mesmo, mais perfeito e puro.

O Yom Kipur acontece 10 dias depois do ano novo, o Rosh Hashaná. Mas mesmo antes do ano novo as orações de perdão já são iniciadas. No O 1º dia de Tishrei (do calendário judaico) é o grande dia, a base para um ano novo e um novo ano de vida. Depois seguirão nove dias até o dia do perdão. Dez dias, para aprofundar-se dentro de si, afastar o mal e aproximar o bem. O processo chega ao seu alge no 10º dia de Tishrei : Yom Kipur. Existem 5 proibições no Yom Kipur: comer; usar calçados de couro; relacionamento conjugal; passar cremes e perfumes no corpo; banhar-se por prazer. A essência destas proibições é dar prioridade à nossa alma. Pela perspectiva judaica, o ser humano é constituído pelo yetzer hatóv - o desejo de fazer as coisas corretamente, a alma - e o yetzer hará - o desejo de seguir os próprios instintos, o corpo.

Nosso desafio na vida é "sincronizar" nosso corpo com o nossa a alma.

Assim que termina o Yom Kipur tudo se transforma em festa e alegria, sem esquecer, é claro, de transformar em uma versão sua melhorada para um novo ano de vida: 5772!





Nenhum comentário:

Postar um comentário