domingo, 23 de outubro de 2011

Um omelete "baveuse"

Tudo na vida depende da maneira que vemos e da maneira que realizamos as coisas. Na culinária isso também se aplica. Um cuidado a mais ou um toque especial pode fazer toda a diferença em uma receita simples como a de um omelete, por exemplo.   
O gosto é subjetivo mas um adjetivo unânime aqui na França para um bom omelete é “baveuse”, ou seja, cremoso, macio, quase um suflê. Só em pronunciar já da água na boca “ba-veu-se”.
O omelete mais famoso da França é o do restaurante da Mère Poulard, que fica no Monte Saint Michel, na Normandia – é claro! Tem gente que viaja horas só para comer o “famoso” omelete. Foi o meu caso... A receita é um segredo guardado a sete chaves, dizem até que pode ser a maneira que os ovos são batidos. Uma atração à parte! Mas o importante é que o resultado é realmente excepcional, delicado e leve. 


Segue uma receita de um omelete baveuse:
Ingredientes (para 4 pessoas)
08 ovos
60gr manteiga
02 colheres de sopa de creme de leite
Sal e pimenta

Preparação:
Separar as claras das gemas dos ovos. Bater bem cada uma separadamente. Colocar sal e pimenta apenas nas gemas. Derreter a manteiga em uma frigideira. Colocar primeiro as gemas quando elas começarem a encorpar colocar o creme de leite e enfim as claras batidas.
Assim que começar a cozinhar, dobrar ao meio.
O segredo do baveuse é não cozinhar muito. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário