terça-feira, 17 de abril de 2012

O chapéu “couture” da Maison Michel

Poderia ser mais uma história de uma tradicional e conceituada marca de chapéus francesa se atualmente não pertencesse a Maison Chanel e tivesse como diretora artística a super criativa Laetitia Crahay – também responsável pelas bijuterias e jóias Chanel.

Tudo começou em 1936 com o chapeleiro Auguste Michel que abriu a sua loja na rue Sainte Anne 65 em Paris. Em 1968 a loja foi comprada por Pierre Debard e sua esposa Claudine. Em 1975 Debard reintroduziu Weismanns - a máquina de costura - que fazia os chapéus de palha com costuras invisíveis. Esses chapéus chamaram a atenção de Pierre Cardin e Yves Saint Laurent. A partir de 1980 começou a produzir a “haute couture” dos chapéus para Chanel, Givenchy e Lanvin. Em 1996 foi comprada pela Chanel e em 2005 o teatro, o cinema e a ópera se rendem aos encantos dessa fábrica artesanal de chapéus. 2006 foi o ano que Laetitia Crahay assume a direção artística da Maison Michel assim como os acessórios e jóias para a Chanel.

Assim começa a história moderna dessa marca histórica e artesanal que sob o comando de Crahay se tornou a marca de acessórios do momento. Ela transformou os chapéus de palha, o chapéu de feltro, o velejador, até os véus e os bonés de chuva de plástico em um objeto de desejo. Trouxe para eles um novo conceito com design moderno, lúdico e chique que ultrapassam as fronteiras de idade e tendência.

Utilizando todas as técnicas originais de confecção de um chapéu e campanhas publicitárias fotografadas por – ninguém menos do que - Karl Lagerfeld e top models como Lara Stone, celebridades como Sean Lennon, Clemence Posy entre outras, Laetitia transformou a Maison Michel em uma adorável, chique e desejável marca. Não levando a moda muito a sério e usando uma pitada de humor como melhor acabamento, ela também está preocupada com a responsabilidade social e utiliza o denim vintage para a confecção de peças únicas e exclusivas.

O segredo do sucesso: tudo feito à mão com os melhores tecidos e materiais, humor, elegância e a eterna renovação serão o grande trunfo para a Maison Michel resistir ao tempo.
Detalhe: a Maison Michel recebe os clientes no seu atelier na rue Sainte Anne para a confecção de seu chapéu sob-medida, ou melhor, “sur mesure” para homens e mulheres. Você escolhe o tipo de chapéu e material desejado. Isso é “três chic”.













Nenhum comentário:

Postar um comentário