terça-feira, 10 de abril de 2012

Istambul, Byzance e Constantinopla.....

Antes de ser chamado de Istambul era Byzance, antiga cidade grega que controlava o comércio do mar do Norte foi conquistada pelos romanos, reconstruída e transformada em Constantinopla , capital do Império Romano. Foi tomada mais uma vez e, finalmente, se tornou a capital do Império Ottomano. 
Sua localização é privilegiada, está situada sobre o estreito de Bósforo que separa a Ásia da Europa e ainda tem a ligação com o mar do Norte e o mar de Mármara. Portanto, a cidade é a única no mundo que atravessa dois continentes.

Com tanta história, impossível não se sentir atraída por seus encantos. Afinal, uma cidade com tanta riqueza cultural que foi o início da nossa civilização e detentora de tanto poder, deveria ter muitas coisas interessantes para contar. Mas essa magia está mais viva no nosso imaginário do que na Istambul dos dias de hoje.

As mesquitas e os palácios suntosos nos dão uma pista de que tudo aquilo que imaginamos, de fato existiu, mas que infelizmente se perdeu....

O lado ruim que ninguém conta quando volta da viagem:
Encontramos hoje uma cidade super populada, muito pobre e sem infraestrutura para receber tantos turistas. Os monumentos rodeados de uma pobreza enorme. Um trânsito caótico e um povo rude que desprivilegia a mulher. Mas acredito que isso venha dos valores religiosos e morais da religião muçulmana. Também podíamos passar mais tempo aproveitando a cidade do que preocupados se alguém vai nos passar para trás, uma prática muito comum com os turistas, não é à toa que existem várias delegacias de turistas espalhadas pela cidade antiga.

Decepções à parte. Não podemos negar que em algum lugar ainda podemos encontrar aquela aura de riqueza e as boas dicas que fazem a viagem valer a pena.

O lado bom que todo mundo conta quando volta da viagem:
O exotismo, a grandiosidade das construções e as técnicas feitas naquela época, a comida típica, o café e o chá turco, o artesanato, as jóias, o estilo de vida, as paisagens das mesquitas, o anoitecer na beira do Bósforo...
Isso sim, vale muito a pena!
Monumentos imperdíveis:

Hagia Sophia uma das maiores obras de arte da história da arquitetura mundial. Símbolo da potência bizantina e seu apogeu. A mesquita foi originalmente construída como igreja. A construção começou durante o reinado do imperador bizantino Constantino I.Foi reconstruída duas vezes até Mehmed II, o conquistador transformá-la em uma mesquita. A partir de 1935 até hoje Hagia Sophia só funciona como museu.

Blue Mosque e seus tijolos azuis. O chamado para a reza através dos seus alto-falantes.

Hippodrome encomendado por Septimus Severus para as corridas de biga com seus obeliscos gregos e a coluna Serpentine. 

Basilica Cisterna foi construída pelo imperador romano Justiniano para prover a cidade de água. São 336 colunas de mármore, duas delas com cabeças de medusa para a proteção contra o mal.
Igreja de Chora é considerada um dos mais belos exemplos da arte bizantina com os seus afrescos e mosaicos.

Palácio de Topkapi que serviu por 380 anos como a residência oficial dos sultões do império Otomano e o seu Harem. Uma visita inesquecível e cheia de imaginação.

Palácio Dolmabahçe símbolo da ocidentalização do império Otomano. Foi construído a pedido do sultão Abdulmecid I e tem a mistura do melhor estilo europeu/francês com o estilo otomano.

Passeios imperdíveis:

O Grand Bazar, o maior e mais antigo bazar coberto do mundo. Está localizado entre duas grandes mesquitas. Vende-se de tudo, desde as relíquias bem tradicionais como tapeçarias, pratarias, luminárias, bijuterias, jóias antigas até peças baratas e falsificações.

Bazar Egípcio é especializado especiarias, frutas secas, queijos mas tem também aquelas quinquilharias bem típicas. Foi construído em 1660 a pedido do sultão Turhan. Imperdível!!!

Cruzeiro pelo Bósforo. Você vai navegar ao lado de dois continentes, a Europa e a Ásia, ver a muralha de Constantinopla e a paisagem magnífica e imponente das grandes mesquitas de Istambul.  A mesma que impressionaram tanto a humanidade ao longo de milênios.

Programas imperdíveis:

Ver o anoitecer a beira do estreito de Bósforo no restaurante a beira da piscina do hotel çiragan Palace kempinski.

Pedir um café turco e depois disso ter o seu destino lido nos traçados na xícara

Um kebap (não é Kebab. Kebap significa “carne grelhada”) com pistache no restaurante Hamdi que fica bem ao lado do Bazar das Especiarias ou Egípcio 

Um chá turco a qualquer hora do dia.

Tomar um drink depois do jantar no La Reina, o bar restaurante mais bacana de Istambul e tem uma vista maravilhosa.

Salva-vidas:

Ficar em um hotel bem localizado
Depender o mínimo de taxi, o trânsito é caótico e eles vão tentar te roubar
Conferir sempre o troco
Visitar os locais com uma excursão guiada, evita as filas grandes e demoradas





















Nenhum comentário:

Postar um comentário