quarta-feira, 14 de março de 2012

Les Cartes Postales: francês com toque japonês

Em pleno quartier de l’Opera, com uma decoração simples e despojada, Yoshimasa Watanabe,  mistura as tradições da culinárias francesa e japonesa. Ele propõe uma cozinha contemporânea – no limite certo - sem exageros e delicada. O restaurante é pequeno e sem luxo, a equipe é toda japonesa e a louça é do Pequeno Príncipe.   Genial! O cardápio está recheado de produtos de qualidade, a água na boca é inevitável, principalmente se você já chega com fome...

É o próprio chef Watanabe que fica a frente do fogão. Ele chegou à França, em 1981, com apenas 25 anos para fazer a sua formação na gastronomia francesa. Trabalhou com grandes chefs como Joel Robuchon, onde aprendeu as bases da cozinha tradicional francesa como a realização dos suculentos e famosos molhos. Mas em todos os pratos do Les Cartes Postales, Watanabe coloca um toque oriental nem que seja com um molho de soja e ingredientes puramente japoneses como os champignons shiitake ou as folhas de shiso.  Podemos dizer que é uma excelente cozinha francesa, muito bem feita, original por um lado e definitivamente tradicional por outros.  

Algumas entradas para começar! Carpaccio de bar (badejo) estilo japonês, finas lâminas de peixe branco, um pouco de azeite e uma cobertura de folhas shiso bem fininhas. Excelente! Ou ainda, espeto de noix de sain jacques – vieiras – grelhadas com molho de trufas e shoyo e, finalmente crocante de lagostins. Hummm. Como pratos principais escolhemos um tempura de legumes, camarões e peixes e o tipicamente francês, boeuf Rossini – a carne com fois gras e batatas de acompanhamento. Mas não para por aí, a sobremesa: moelleux de chocolat e sorvetes de caramelo. O café para finalizar e o detalhe da rolha do vinho que ficou ao nosso lado na mesa. Uma experiência fusion cuisine maravilhosa e sem pretensão!

Les Cartes Postales. 7, rue Gomboust 75001 Paris tel. 01 42 61 23 40















Nenhum comentário:

Postar um comentário