sexta-feira, 3 de maio de 2013

Palais Garnier, o Ópera de Paris


Sem dúvida nenhuma o Palais Garnier é um ponto turístico obrigatório de Paris. Ali se respira arte, história e curiosidades de um estilo de vida. Sua construção foi ordenada por Napoleão III, em 1860, que queria uma nova sala de ópera em Paris, o Barão Haussmann responsável reforma urbanística da cidade na época organizou um concurso para o projeto e o vencedor foi um jovem desconhecido, Charles Garnier. As obras duraram 15 anos e foram interrompidas e retomadas várias vezes. Mas finalmente em 15 de janeiro de 1875 0 Palácio Garnier foi inaugurado.

Absolutamente tudo tanto na fachada, considerada uma obra-prima da arquitetura da época, quanto o seu interior foram pensados por Garnier. Cada detalhe, cada escultura, cada espelho. A grande escadaria que que leva ao hall e aos diferentes andares da sala de espetáculos é um dos lugares mais famosos do Palácio Garnier. Mármores, esculturas e candelabros de bronze testemunharam uma época de riqueza por onde passaram célebres personagens da nossa história.  

Os mais abonados tinham uma entrada especial por onde suas carruagens entravam e deixavam as senhoras em uma entrada com muitos espelhos para o retoque final. Na época o local também servia como pretexto para ver e ser visto. Os espetáculos eram apresentados com a luz acessa e os assentos confeccionados em veludo vermelho para que o tom rosado a pele fosse ressaltado. Mas o falatório era tanto que se instituiu que as luzes seriam apagadas no início de cada espetáculo para a atenção ser voltada para os artistas. O lustre da sala de espetáculos pesa 8 toneladas e contrasta com as cores da pintura de Marc Chagall no teto.

Entre um ato e outro todos iam passear no grande hall, um espetáculo à parte! Muitos lustres de cristais, pinturas, jogos de espelhos, o teto pintado por Paul Baudry representa temas da história da música. Ele foi concebido por Garnier no estilo das galerias dos castelos da idade clássica. Magnífico!

A instituição Ópera de Paris foi criada por Luis XIV em 1669. E junto com os espetáculos e artistas foi criado o Ballet de l'Opéra que hoje é considerado uma das melhores companhias do mundo. E quase todos os bailarinos foram formados na Escola de Dança de l'Opéra, que esse ano comemora o seu tri centenário (300 anos!) A mais antiga escola de dança do mundo ocidental e também berço da dança clássica acadêmica. A orquestra do Ópera assume quase a totalidade das produções quase 280 representações por temporada.
Agora escolha e reserve o seu lugar, é imperdível!


Palais Garnier. 8 Rue Scribe  75009 Paris 08 92 89 90 90





















Nenhum comentário:

Postar um comentário