sexta-feira, 26 de abril de 2013

Popelini: uma loja de “choux”


Popelini é uma pâtisserie inteiramente dedicada ao choux à la crème. Todo dia eles são feitos artesanalmente na cozinha de cada loja. Ela caiu no gosto dos “antenados “ porque é simples, cool e está localizado num dos lugares mais “moderninhos de Paris, o alto Marais – ou melhor haut Marais. A loja é super discreta e não tem nada demais. Quer coisa mais cool do que isso?!

Chocolate, rose framboise, baunilha, limão, maracujá, caramelo com manteiga salgada – o famoso ‘caramel au beurre salé’ são os campeões de venda e ainda tem o chou do dia. A cada dia um sabor especial e diferente. Um chou custa 1,85 euros mas você pode optar por uma caixa de 6 a 11 euros, caixa de 12 a 21 euros, caixa de 18 a 31 euros e o chou do dia por 2.80 euros.

Como a gente sempre aprende um pouco a cada dia, acabei descobrindo que a massa do doce que chamamos de ‘chou, é a mesma massa do éclair, a nossa bomba (como escrevi há 2 semanas atrás) e do profiteroles só muda o recheio e o formato.  Isso porque em 1540 um patissier italiano chamado Popelini inventou um bolinho a partir de uma massa assada no forno que chamavam de “pâte à chaud” ( massa ao calor ou quente) e pouco a pouco o “chaud” (cho) virou “chou”(chu) ou “choux” no plural. Como diria o ditado popular “quem conta um conto aumenta um ponto”. E como tudo na vida.....estamos em constante transformações e reinterpretações, divirta-se!


Popelini. 29, rue Debelleyme 75003 Paris tel. 01 44 61 31 44









3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Dafne! De vez em quando pra desestressar eu preciso dar uma olhadinha no seu blog antes de pegar no batente!!!! Adoro as fotos. Como com os olhos algumas e namoro outras... bjs

    ResponderExcluir
  3. Merci! Você não imagina como é bom ouvir isso. Tenho o maior prazer em fazer as minhas notas e mais ainda quando recebo um recado como o seu! Super obrigada!

    ResponderExcluir