sexta-feira, 19 de abril de 2013

L’avant Comptoir: o boteco francês


Não procure por mesas e muito menos por cadeiras, no L’Avant Comptoir a gente escolhe, pede e come em pé! O lugar é uma inspiração aproximada do que conhecemos como botequim, é um anexo do restaurant Le Comptoir, de Yves Camdeborde - na realidade um corredor  e saída lateral por onde o pessoal da cozinha passa. O chef transformou esse micro espaço em um balcão cheio de charme onde podemos degustar aperitivos à base de bons produtos gourmands como croquetes de presunto de parma, presunto e salsichões, caldo de pimenta "langues d'oiseau" com lagostin, alcachofras, mini croque monsieur e por aí vai. Da rua, através da janela, podemos escolher os ingredientes da nossa crepe à emporter – ou seja – ‘para levar’. 

Mas por favor, não chame essas comidinhas de tapas, elas são verdadeiros “hors d’oeuvres” franceses, segundo Camdeborde. A idéia de criar esse espaço foi mostrar aos franceses como poder ser bom beliscar alguma coisa e beber uma taça de vinho no balcão. Mas acima de tudo criar um clima amistoso e descontraído, como ficar ao lado des desconhecidos, participar da conversa alheia, fazer novos amigos, enfim, se divertir um pouco sem a obrigação de esperar uma mesa para apenas para bebericar e beliscar. Coisa, que nós brasileiros, já estamos mais do que acostumados e é quase uma mania popular.

Os “hors d’oeuvres” franceses mudam sempre e as porções são mínimas! Os preços variam de 3 a 5 euros cada. Nada que se compare aos nossos risoles, empadinhas, croquetes, coxinhas de galinha, bolinhas de queijo! Ai que saudades! No quesito boteco, fazemos muito melhor!!!


L'Avant-Comptoir.3, Carrefour de l'Odéon 75006 Paris tel.01 44 27 07 97















Nenhum comentário:

Postar um comentário