domingo, 12 de maio de 2013

Café de Flore: petit déjeuner


Um dos cafés mais famosos de Paris, o Café de Flore, é visita obrigatória para quem passa em Saint Germain. Seja para um café no terraço onde observamos o vai e vem no boulevard Saint-Germain ou lá dentro nos bancos vermelhos. Ah, se esse lugar falasse… iria contar histórias extraordinárias. Fundado em 1887 foi o cenário para intelectuais, poetas, artistas. Foi ali que muitos movimentos, como o surrealismo, ganharam forma nos encontros de Philippe Soupault, André Breton, Aragon e Apollinaire. Foi no Flore onde Sartre iniciou suas bases para o existencialismo.

Nos anos 30, vieram muitos escritores, pintores, cineastas e toda a nata efervescente da época que passavam horas de seus dias no Flore. Abert Camus, Picasso e outros nomes usufruíam a atmosfera inspiradora e singular que o café possui. Durante a ocupação nazista da Segunda Guerra Mundial o Café de Flore era um dos poucos lugares que não eram ocupados pelos alemães dando uma sensação de liberdade aos frequentadores.

Dos anos 60 em diante, foi o local escolhido também por outras artes, como a moda e o cinema: Yves Saint Laurent, Pierre Bergé, Rochas, Givenchy, Lagerfeld, Paco Rabanne, Guy Laroche, Brigitte Bardot, Alain Delon, Jane Fonda, Roman Polanski, Godard, Truffaut e muitos outros sempre estavam por ali.

Hoje a frequencia não é mais tão ilustre assim. Os turistas invadem Paris e todos querem ter um pouco dessa sensação de pertencer a ‘história’ de Paris. Uma boa opção para fugir de tanta gente e curtir um pouco a atmosfera é um café da manhã no fim de semana. Resultado: muitos franceses e o “allure” parisiense. Vi até um cachorro nos famosos bancos vermelhos! Adorei!

Café de Flore. 172 Boulevard Saint-Germain  75006 Paris tel. 01 45 48 55 26

www.cafedeflore.fr  













Nenhum comentário:

Postar um comentário