sábado, 25 de maio de 2013

O Real Château de Blois


Em pensar que um dos castelos mais famosos do Vale do Loire quase foi demolido…… O Castelo de Blois, um castelo medieval tornou-se por várias épocas residência real e a capital política do reino. Este palácio, além de residência de muitos Reis da França, também foi o local onde o Arcebispo de Reims abençoou Joana d'Arc, em 1429, antes de partir com o seu batalhão para combater os ingleses em Orleans.

Depois da Revolução Francesa o imenso palácio foi abandonado por mais de cento e trinta anos. Os revolucionários decidiram destruir qualquer símbolo da velha nobreza, enquanto se enriqueciam a eles próprios, saqueando o palácio e roubando várias estátuas, emblemas reais e brasões. Num estado de total abandono, foi decidido que seria demolido. Esta decisão foi adiada para que servisse de aquartelamento militar.

Sorte a nossa que depois de uma grande recuperação podemos ter uma pequena idéia de como se vivia naquela época e imaginar que também estivemos em um lugar que conta tanta história.

Construído no centro da cidade de Blois, o palácio é composto por vários edifícios construídos entre o século XIII e o século XVII, ao redor do pátio principal. O seu ponto alto é a sua mais famosa peça de arquitetura, uma magnifica escadaria em espiral. Podemos visitar também a sala onde os reis recebiam para audiências, os aposentos reais decorados com muitas cores, tecidos e símbolos. E uma das alas ainda foi transformada num pequeno museu de belas artes.

Lá de cima do castelo temos uma vista bucólica e impressionante. Podemos observar toda a cidade medieval de Blois nas margens do Loire. Os telhados, as ruas estreitas que nos fazem viajar no tempo.  O Castelo de Blois fica a  menos de 200km do sudoeste de Paris. Se for de carro ainda será contemplado com uma paisagem do campo  ainda mais inacreditável e colorida.































Nenhum comentário:

Postar um comentário