quarta-feira, 23 de maio de 2012

Juste um Clou da Cartier: revival


O relançamento da pulseira “Clou” Prego da Cartier faz parte do revival dos anos 70 que algumas marcas usando como tendência. Parte integrante da história da marca a linha “clou” foi criada pelo designer da Cartier entre 1969 e 1974, Aldo Cipullo, em Nova York. Um verdadeiro patrimônio da casa que marcou uma época. Ele amava trabalhar com essas quinquilharias, como parafusos, porcas e etc...e acreditava que elas poderiam dar um ar de modernidade e um algo mais a jóia. Já inspirado por Santos Dumont e suas criações na Cartier, Aldo se tornou célebre por criar dois modelos “Cult” da Cartier.
Batizada de “Love”, a sua primeira criação em 1969, a pulseira que acorrenta o pulso da pessoa amada através de uma chave de fenda e parafusos. Ela se torna imediatamente o símbolo de amor eterno. A pureza do traço, a força da mensagem e o aspecto unissex da jóia, transformam a Love num sucesso imediato. Além de revolucionar os códigos da época e trazer uma modernidade para a marca. Na mesma linha, em 1971, Cipullo cria a linha “Clou” ou “Nail”, Prego em português. Um prego gigante em ouro amarelo ou rosado transformado em pulseira, anéis, brincos e broches. Tudo dentro do mesmo tema da “quinquilharia”. Segundo esse italiano que queria ser ator, era preciso uma mudança radical na joalheria. Ela precisaria ser mais leve e mais divertida. 
O super sucesso da Love fez com que a linha Clou fosse parada de fabricar no início dos anos 80. Só agora em 2012, a Cartier relança a linha “Clou” e continua fiel aos seus traços fortes e à toda  sua originalidade nos 3 ouros, com ou sem diamantes. Love e Clou fazem parte dos arquivos históricos da Cartier, elas já são inspiradas em modelos da marca desde o início do século passado, como o relógio Santos em 1904. Em 1913 foi produzido o primeiro broche Clou em platina e diamantes com uma cabeça quadrada de uma pureza perfeita. Nos anos 1930 foram fabricadas as primeiras pulseiras de “algemas” aparafusadas. Revival total! 








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