sexta-feira, 26 de abril de 2013

Popelini: uma loja de “choux”


Popelini é uma pâtisserie inteiramente dedicada ao choux à la crème. Todo dia eles são feitos artesanalmente na cozinha de cada loja. Ela caiu no gosto dos “antenados “ porque é simples, cool e está localizado num dos lugares mais “moderninhos de Paris, o alto Marais – ou melhor haut Marais. A loja é super discreta e não tem nada demais. Quer coisa mais cool do que isso?!

Chocolate, rose framboise, baunilha, limão, maracujá, caramelo com manteiga salgada – o famoso ‘caramel au beurre salé’ são os campeões de venda e ainda tem o chou do dia. A cada dia um sabor especial e diferente. Um chou custa 1,85 euros mas você pode optar por uma caixa de 6 a 11 euros, caixa de 12 a 21 euros, caixa de 18 a 31 euros e o chou do dia por 2.80 euros.

Como a gente sempre aprende um pouco a cada dia, acabei descobrindo que a massa do doce que chamamos de ‘chou, é a mesma massa do éclair, a nossa bomba (como escrevi há 2 semanas atrás) e do profiteroles só muda o recheio e o formato.  Isso porque em 1540 um patissier italiano chamado Popelini inventou um bolinho a partir de uma massa assada no forno que chamavam de “pâte à chaud” ( massa ao calor ou quente) e pouco a pouco o “chaud” (cho) virou “chou”(chu) ou “choux” no plural. Como diria o ditado popular “quem conta um conto aumenta um ponto”. E como tudo na vida.....estamos em constante transformações e reinterpretações, divirta-se!


Popelini. 29, rue Debelleyme 75003 Paris tel. 01 44 61 31 44









sexta-feira, 19 de abril de 2013

L’avant Comptoir: o boteco francês


Não procure por mesas e muito menos por cadeiras, no L’Avant Comptoir a gente escolhe, pede e come em pé! O lugar é uma inspiração aproximada do que conhecemos como botequim, é um anexo do restaurant Le Comptoir, de Yves Camdeborde - na realidade um corredor  e saída lateral por onde o pessoal da cozinha passa. O chef transformou esse micro espaço em um balcão cheio de charme onde podemos degustar aperitivos à base de bons produtos gourmands como croquetes de presunto de parma, presunto e salsichões, caldo de pimenta "langues d'oiseau" com lagostin, alcachofras, mini croque monsieur e por aí vai. Da rua, através da janela, podemos escolher os ingredientes da nossa crepe à emporter – ou seja – ‘para levar’. 

Mas por favor, não chame essas comidinhas de tapas, elas são verdadeiros “hors d’oeuvres” franceses, segundo Camdeborde. A idéia de criar esse espaço foi mostrar aos franceses como poder ser bom beliscar alguma coisa e beber uma taça de vinho no balcão. Mas acima de tudo criar um clima amistoso e descontraído, como ficar ao lado des desconhecidos, participar da conversa alheia, fazer novos amigos, enfim, se divertir um pouco sem a obrigação de esperar uma mesa para apenas para bebericar e beliscar. Coisa, que nós brasileiros, já estamos mais do que acostumados e é quase uma mania popular.

Os “hors d’oeuvres” franceses mudam sempre e as porções são mínimas! Os preços variam de 3 a 5 euros cada. Nada que se compare aos nossos risoles, empadinhas, croquetes, coxinhas de galinha, bolinhas de queijo! Ai que saudades! No quesito boteco, fazemos muito melhor!!!


L'Avant-Comptoir.3, Carrefour de l'Odéon 75006 Paris tel.01 44 27 07 97















sexta-feira, 12 de abril de 2013

Neobento: le “bento” français


Aqui os ‘bentos’ estão na moda porque são saudáveis, práticos e econômicos. Bento em japonês significa porção única  ou refeição individual, super comum na culinária japonesa. O tradicional bento tem arroz, peixe ou carne com alguns vegetais cozidos. São pequenas porções equilibradas que vem em uma embalagem como uma caixa quadrada. No Brasil, provavelmente seria mais conhecido como uma quentinha que podemos comprar ou trazer de casa no nosso inseparável Tupperware.

Os ‘bentos’vieram bem a calhar com a filosofia da Fell Good cuisine, que você come com variedade, com sabor sem ganhar peso. A “bentoterapia” vem ganhando adeptos, o verão já deveria estar chegando por aqui mas ainda é hora de entrar em forma. Localizado bem no coração do haut marais, o lugar mais descolado  e de onde saem todas as tendências ‘branchés’ e modernas, o NeoBento trouxe a tradição japonesa com um ar moderno e ao mesmo tempo super simples. Por 12 euros você escolhe as 6 porções do seu bento  ainda tem direito ao chá gelado da casa. Tudo foi pensado para ser equilibrado e saudável e é preparado ali mesmo. Entre as porções você tem as carnes e peixes (a força), legumes (a vitalidade), acompanhamentos ( energia) e o prazer, aliás a sobremesa.

A criatividade faz toda a diferença. No menu estão almôndegas japonesas, frango com curry, risoto de quinoa, mini peixe grelhado, batata doce com leite de côco, berinjela grelhada no mel, camarão grelhado com gengibre.....a mistura você decide.

Neobento. 5 rue des Filles du Calvaire 75003 Paris tel. 09 83 87 81 86

www.neobento.com













sábado, 6 de abril de 2013

Atelier de l’Éclair


Uma loja totalmente dedicada ao éclair (a nossa famosa ‘bomba’!). São bombas doces e salgadas, grandes, gigantes e minis! Uma delícia! Uma verdadeira reflexão gastronômica em torno de um clássico da pâtisserie francesa. Não se sabe ao certo quem foi o inventor dessa delícia, mas se sabe que no século XVIII era chamada de “duchesse” uma sobremesa com a massa do "choux"mas com uma forma alongada e recheada de chocolate, baunilha ou café ou os croquembuches – o choux moderno. Mas foi Antonin Carême, um dos maiores nomes da pâtisserie francesa do século XIX, que aprimorou a receita das “duchesses” transformando-a na nossa querida e deliciosa éclair. Detalhe: foi ele quem recheou o choux e colocou a calda de chocolate quente em cima, os nossos profiteroles de hoje!
Mas voltando a éclair…… o Atelier de l’Éclair é mais uma novidade bacana no Quartier Montorgueil no 2 ème arronndissement de Paris, ali bem pertinho da rue du Louvre com a rue Montmartre. Como todos os lugares descolados, fica em uma rua super discreta. A arquitetura nos remete à velha Paris no estilo industrial com um mobiliário contemporâneo. As várias interpretações, cores e sabores da éclair podem ser degustadas ali no local ou em casa. Também são um presente super chique e ainda recebem seus convidados com criatividade. Enfim… desde as tradicionais doces como as de chocolate até as novidades salgadas como a de queijo Comté e as de fois gras com figos merecem ser apreciadas.
Como se fala por aqui o L’Atelier de l’Éclair propõe uma “réflexion gastronomique”em torno dessa “gourmandise". Uma boa idéia!
L’Atelier de l’Éclair. 16 rue Bachaumont 75002 Paris 01 42 36 40 54