sexta-feira, 8 de março de 2013

Os museus esquecidos de Paris



Muitos ateliers de artistas e grandes histórias estão escondidas atrás de alguns jardins ou casas que passamos desapercebidos. É preciso procurar um roteiro alterrnativo para não enfrentar as filas quilométricas daqueles museus que são mais conhecidos  e considerados imperdíveis. Realmente são impressionantes mas acabam perdendo um pouco do seu charme .  Enquanto poderemos nos transportar, por exemplo, para o universo de Victor Hugo sem sermos atropelados por excursoes intermináveis  ou sermos interrompidos quando apreciamos um quadro ao ouvir as explicações de um audio-guide no volume máximo do turista ao seu lado. Aproveite a tranquilidade de alguns lugares como:

A casa de Victor Hugo. 6, place des vosges 75004 .A Maison de Victor Hugo fica na Place des Vosges no coração do Marais, pose-se sentir a atmosfera da época de um chá da tarde com Lamartine, Balzac entre outros. Os móveis e alguns objetos pessoais, a escrivaninha onde ele escreveu Les Miserables e Les Contemplations. Você ainda vai conhecer o apartamento da sua amante, Juliette Drouet, que também ficava ali.

La Conciergerie. 2 Boulevard du Palais 75001. A Conciergerie é uma espécie de fortaleza que serviu como o palácio do rei da França  no século 14. Mas assim que o Louvre foi construido, a Conciergerie se tornou uma prisão que funcionou de 1391 a 1914. Foi ali que Maria Antonietta passou os seus últimos dias de vida até 1793 quando foi dali direto para a guilhotina. A Conciergerie faz parte do conjunto de construções que formam o Palais de Justice e é onde também fica a Sainte-Chapelle.

Musée de la Chasse et de la Nature. 62 Rue des Archives 75003 Paris. Por que você iria visitar um museu de caça ?! Porque se torna um lugar curioso pela sua decoração e porque provavelmente você ja passou bem pertinho dele e nem sabia. Vale a visita. Diferente !

Musée du Montparnasse. 21 Avenue du Maine, 75015 Paris. O museu de Montparnasse é um lugar bucólico e bem escondidinho. Era ali um dos lugares de encontro dos maiores artistas do século como Picasso, Modigliani, Chagall, Hemingway…Um passeio interessante. O museu na realidade é  bem pequeno e constituído de ateliers interligados uns aos outros. Pura boêmia.  

Musée Bourdelle. 18 Rue Antoine Bourdelle, 75015 Paris. Aluno de Rodin, Antoine Bourdelle, também deixou grandes obras mereceram um museu com o seu nome. Um jardim interno, salas de exposições grandiosas e, sobretudo, um antigo atelier em madeira mal aquecido onde quase nada mudou. Sensacional.

Musée Marmottan Monet. 2 Rue Louis Boilly, 75016 Paris. O museu Marmottan Monet é um mini Versailles dentro de Paris, bem menos frequentado e todo dedicado aos impressionistas. Além das telas maravilhosas ainda podemos passear pelos belos salões. 


Musée Nissim de Camondo. 63 Rue de Monceau, 75008 Paris. A história de uma família está no museu Nissim de Camondo. Oficialmente : uma coleção de objetos de arte do século 18 no cenário do Parc Monceau. Construído em 1912, era a residência de um banqueiro chamado Moise de Camondo que queria um lugar à altura de sua coleção de objetos de arte e móveis franceses.  A propriedade e toda a sua coleção de arte foram deixados para o Estado francês depois de sua morte em homenagem a memória ao seu filho, Nissim, morto em combate aéreo em 1917, na Segunda Guerra Mundial. 

Mussee Bourdelle

Mussee Bourdelle

Mussee Bourdelle
Musée de la Chasse et de la Nature

Musée de la Chasse et de la Nature

Musée de la Chasse et de la Nature

La Conciergerie

La Conciergerie

La Conciergerie

La Conciergerie
La Conciergerie
Musée Marmottan Monet
Musée Marmottan Monet

Musée du Montparnasse

Musée Nissim de Camondo

Musée Nissim de Camondo

Musée Nissim de Camondo
Musée Nissim de Camondo

Musée Nissim de Camondo

Musée Nissim de Camondo







Um comentário:

  1. Olá... estou seguindo seu blog, que adorei pela objetividade dos seus escritos...belas fotos...voltarei sempre aqui,aguardo a sua visita no meu blog... beijos Penélope.

    maniasdapenelope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir