sexta-feira, 15 de março de 2013

Le Soufflé


O “soufflé” é uma especialidade da culinária francesa preparada à base farinha branca, manteiga, gemas e claras e batidas ao “ponto de neve”, levadas ao forno para crescer – inchar de ar quente. O  nome “soufflé”porque veio do verbo “souffler” que em francês significa: soprar, encher de ar. 

O souflê nasceu na França mas seu sucesso foi imediato e a sua receita correu o mundo. Aqui não sabemos ao certo quem foi que criou essa receita, alguns dizem que o souflê apareceu em 1826, em “Fisiologia do gosto”, do escritor e gastrônomo francês Anthelme Brillat-Savarin (1755 – 1826). Outros acreditam que a primeira receita foi criada em meados do século 19, pelo chef francês Antonin Carême.

Enfim, o importante é que até hoje podemos degustar essa grande invenção tão simples. O “soufflé » pode ser salgado ou doce,  servido como entrada, prato principal ou sobremesa. A sua base nos permite variar o gosto e o sabor conforme os ingredientes que formos acrescentando na sua preparação como queijos, chocolate, carnes, frutos do mar, champignon e mais uma infinidade de sabores.

Um dos restaurantes mais tradicionais em Paris para se comer um bom souflê é no Le Soufflé. Criativo, não ? ! Realmente é para não termos dúvida de que ali poderemos satisfazer nossos desejos de um bom souflê. São mais de 20 sabores diferentes. Vale a pena experimentar. Uma dica pode ser a entrada com vários sabores de salmão, o souflê do queijo Comté, o souflê de frutas vermelhas, o souflê de banana com chocolate….Acho melhor parar por aqui porque são todos muito bons! Não teria como eleger apenas um ! Quero todos ! Também existem outras opções no cardápio que pode agradar a outros desejos. Bon Apetit.

Le Soufflé. 36, rue MontThabor 75001 Paris 01 42 60 27  19
www.lesouffle.fr











Um comentário:

  1. Olá.. amei o texto... Amei as fotos, Amei imaginar os sabores... minha mente criou o ambiente,faltando o conhecimento do meu paladar sobre os souffès supracitados.. bisous...Penélope.

    maniasdapenelope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir