sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Le Voltaire


Um clássico que resiste ao tempo e nunca sai de moda. Isso acontece também na gastronomia. E o caso do restaurante Le Voltaire, localizado no mesmo imóvel onde o escritor e filósofo iluminista francês, Voltaire, morou até a sua morte em maio de 1778. O lugar foi eleito pelos acadêmicos franceses como o seu lugar preferido e quase secreto. Ele é aconchegante e nada espaçoso, podemos dizer que é apertadinho, todas as mesas grudadas umas às outras. Tem seu o charme! O bar/café tem uma entrada separada e o restaurante tem o seu lado mais “gastro” com a “boiserie” madeira das paredes e as cadeiras forradas de veludo vermelho que lhe asseguram um ar respeitável e mais elegante. Jacques e Antoine Picot, pai e filho, cuidam com todo carinho do restaurante e oferecem aos « habitués » um serviço especial e « à l’ancienne”.

O que podemos comer lá? Difícil escolha... Os clássicos sem nenhuma surpresa são todos maravilhosos e bem servidos, os acompanhamentos são conhecidos e quase inigualáveis purê de batata com um purê de abobora ou uma batata frita crocante daquelas feitas em casa. Até os legumes nos fazem feliz acredite! Vale a pena também experimentar o molho béarnaise.
A sobremesa continua nos surpreendendo com o seu sabor e a sua generosidade. O “creme fraiche” que acompanha a framboesa ou os morangos fica delicioso se misturado à mousse de chocolate. Imperdível!  Coloque na lista para a próxima visita a Paris. Faça a sua reserva antes porque o restaurante é pequeno e bastante procurado.

Le Voltaire. 27, quai Voltaire 75007 Paris . 01 42 61 17 49














Nenhum comentário:

Postar um comentário