sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Abbaye de Vaux de Cernay


Uma viagem no tempo.. …as pedras foram colocadas ali há 895 anos. Um lugar surpreendente e um passeio que vale a pena. A Abbaye de Vaux de Cernay fica em um lugar encantador no Vale de Chevreuse na floresta de Rambouillet, mais ou menos a 50 km de Paris. A Abadia foi fundada em 1118 quando Simon de Neauffle e sua mulher Eve doaram as terras para um grupo de monges vindos da Abadia de Savigny, na Normandia, com o intuito de construir um monastério em honra à mãe de Deus. As suas cisternas guardavam a água utilizada para as bebidas, a alimentação, a criação de peixes, o saneamento e para a energia através de um moinho. A Abadia teve o seu apogeu por volta do século XIII e a partir do século XIV começou o seu declínio junto com as crescentes guerras e batalhas, a vida intelectual e material começou a enfraquecer. O local foi sendo abandonado aos poucos até que em 1873 toda a propriedade foi comprada e reconstruída pela baronesa Nathaniel de Rothschild. Hoje o local faz parte do grupo Les Hôtels Particuliers que mantêm a tradição dos locais com um ar sofisticado e acolhedor. 

Tomar um chá em frente a lareira e passear pelo local ou saborear um  jantar e depois passar a noite em uma das suítes do hotel ou ainda passar um fim de semana e conhecer as redondezas são as muitas opções que temos para aproveitar a Abbaye de Vaux de Cernay. Eu escolhi o brunch dos domingos para conhecer o lugar. Ele é servido sempre aos domingos no salão do “Prieur” (do que reza)!  Isso mesmo, somos servidos no salão de rezas que ficava ao lado da catedral que hoje so existem algumas ruínas. É uma experiência! Eles também oferecem um tour guiado que conta toda a trajetória e as histórias do local. O melhor é que fica bem pertinho de Paris, um lugar tão bacana e tão pertinho. Essa dica maravilhosa me foi dada por uma amiga querida casada com um francês “super carioca”, que descobriram a Abbaye em um passeio. Essas coisas que “não têm preço” é que nos lembram como é bom morar aqui. Profitez-en!!!!

visita virtual: www.abbayedecernay.com/fr/visiter/25-panorama-abbaye

www.abbayedecernay.com



























sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Pizzeria Mama Shelter


Comer pizza em Paris é um programa legal. Pode até parecer falta de criatividade, estar em um lugar com uma gastronomia tão rica e com tantas opções e escolher algo tão simples ... mas de vez em quando dá a maior vontade de comer uma pizza. O Mama Shelter – que além de restaurante e hotel - tem uma pizzaria super “branché” e descolada. 

O lugar, assinado por Philippe Starck, é animado para ir com amigos e comer uma pizza super gostosa. Não existe reserva, conforme as pessoas chegam são acomodadas em uma grande mesa alta de madeira e bancos. Para quem pede lugar para dois ainda tem a opção de ficar em carteiras altas com a tampa decorada com jogos de damas e gamão. O máximo! 

As pizzas são deliciosas e feitas na hora, bem ali ao lado. Com sabores que tem ingredientes como trufas, presunto Bellota, mozzarelas, rúculas e etc. Os pizzas têm um preço médio de 12 euros. A pizzaria do Mama Shelter funciona de meio-dia a 1h30 da manhã. O único dia que não abre é justamente no domingo. Acreditem! Mas todo dia pode ser dia para uma boa pizza e bater um papo com amigos.

Pizzeria Mama Shelter. 109, rue de Bagnolet Paris  tel. 01 43 48 48 48















sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Chocolate : os mandamentos de Pierre Hermé


Para um ano 2013 pleno e cheio de felicidades precisamos começar bem para que essa sensação boa continue mês a mês. E uma coisa que nos delicia, com certeza, é um bom chocolate. Um docinho para o “debut” de 2013.  Escolhi os principais mandamentos do rei da pâtisserie francesa, Pierre Hermé, que revela alguns dos seus pequenos segredos.

Para reconhecer um bom chocolate:
*porcentagem de cacau: 70% cacau – isto quer dizer que 70% de massa de cacau (sabor) e manteiga de cacau (sem gosto) misturados. Não necessariamente melhor do que talvez um chocolate a 60% de cacau. Tudo vai depender da qualidade da massa de cacau.
*origem: país, região....quanto mais preciso, melhor é.
* aparência: se ele é escuro ou granulado, esqueça. Mas se for brilhante, liso e um pouco avermelhado, o melhor!
*cheiro: rico e sutil, não terroso.
*sabores: para o olfato e o paladar os toques florais, frutados, amadeirados são boas notícias! Nas lojas especializadas, os chocolates Valrhona são perfeitos e nos supermercados experimente os da marca Lindt.

Para derreter o chocolate: primeiro picamos o chocolate com a faca – em raspas – assim ele derrete mais rápido. Pode-se usar o micro ondas a 400-600W, sem água. A outra opção é o banho-maria que também cai bem, mas o fundo do recipiente não deve mergulhar na água e sim, ficar acima.

Outro sabor: quando o chocolate é verdadeiramente bom, ele não precisa de nada. Nem baunilha e nem rum. Destacar o gosto do chocolate não é uma questão de adicionar e sim de buscar sabores com as texturas e variações.

A temperatura: da mesma maneira que não comemos um bolo que acabou de sair do forno porque não percebemos os aromas também não podemos trabalhar um chocolate completamente derretido. Por volta dos 45°C é a temperatura perfeita para uma mousse! Derreter 170g de chocolate preto Araguani (Valrhona). Misturar 80g de leite fresco fervido + 1 gema de ovo. Esperar 20 min e acrescentar 4 claras batidas em neve (consistência + firme). Refrigerar pelo menos 1 hora.

Sal inesquecível: o melhor intensificador de sabores! Um dos prazeres preferidos de Hermé é torrar uma fatia de pão com um quadrado de chocolate até que ele derreta. Depois ele acrescenta algumas gotas de óleo de oliva verde frutado da Provence extraído na primeira pressão com 3 grãos de sal de Maldon ( que é uma flor de sal utilizada pelos maiores chefes – conhecida pela textura crocante e leveza incomparáveis). “pas besoin de plus”

Bebida para a degustação: nem vinho e nem champagne com o chocolate, muito potentes!
Água, “bien sûr” ou um chá não muito forte para refrescar o paladar. Um chá tipo Assam (chá preto do nordeste da India) é perfeito e em nenhuma hipótese um chá verde ou perfumado. 

Um chocolate quente: o leite esconde certos sabores do chocolate, então nada melhor do que uma água da fonte para o chocolate quente!! Misturar 125g de chocolate Araguani Valrhona + 25 g de cacau em po + 50 g de açúcar (opcional) + 1 pitada de sal. Despeje tudo em 500 ml de água fervente, misture fora do fogo e saboreie!

Um bolo básico: Podemos fazer o que quiser com esse bolo..
Misturar 4 ovos com 220 g de açúcar. Acrescente 250 g de manteiga derretida e depois 250 g de chocolate com 60-65% de cacau derretido e por fim 70g de farinha peneirada. Despejar tudo em uma forma untada de manteiga e farinha e levar ao forno a 180°c por 25 min (manter a porta do forno entreaberta com uma colher de pau). Você pode misturar a massa framboesas, damascos, nozes ou confit de laranjas, customize o seu!

Hummm, bolo de chocolate para começar 2013! Bonne année!!!!