sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Au Chai de l’Abbaye


Isso é Paris: Chai de l'Abbaye ! Verdadeiramente francês, uma brasserie onde podemos sentar a qualquer hora do dia para beliscar algumas tartines com um bom vinho. Saucisson, rillettes, jambon...todos os produtos vem da região de Aveyron que fica nas montanhas dos Pirineus. Sentar sem pressa em um ambiente acolhedor e simpático, escutar as conversas, olhar o vem e vai da rue de Buci – uma das mais movimentadas de Saint Germain, comer bons pratos do “terroir” como confit de canard e feijões brancos (super macios!), um bom cassoulet, morteau aux lentilles (um tipo de salsichão com lentilhas, maravilhoso!). E o imperdível: rillettes de foie ou patê campagnarde para começar acompanhados de uma taça de champagne! Grands crus e digestivos caem super bem em uma noite fria… 

Para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de provar uma ”tartine”, elas são grandes fatias de pão rústico que podem ser quentes ou frias e podem vir com quase tudo em cima, como presunto cru, folhas, queijo de cabra, camarões e manga, mozzarela e tomate, salmão, sardinha, vários tipos de queijos e por aí vai.....elas caem bem a qualquer hora do dia e podem ser acompanhadas de um bom vinho ou apenas um café.

Chai em francês significa adega, ou seja, ali ficavam as caves da Abadia de Saint Germain des Près. As caves subterrâneas onde se guardavam os tonéis de madeira cheios de vinho e por isso o nome Chai de l’Abbaye. Hoje uma brasserie com um ambiente super agradável, funcionários simpáticos e, sobretudo, produtos com uma ótima qualidade. Uma curiosidade: nas paredes está uma coleção imensa de saca-rolhas. São saca-rolhas de todos os tamanhos, formatos e épocas diferentes – quase um museu do instrumento tão essencial para degustar um “grand cru”.

Uma boa pedida tanto para o verão quanto para o inverno, para o dia ou para a noite.

Chai de l’Abbaye, 26 rue de Buci, 75006 Paris, Tel: +33 1 43 26 68 26
















Nenhum comentário:

Postar um comentário