quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Azzedine Alaïa reinaugura o Musee Galliera




Discreto e de poucas palavras, o costureiro e estilista Azzedine Alaïa será o grande homenageado da tão esperada abertura do Museu de Moda de Paris, o Galliera. Depois de alguns anos fechado para reformas, o Museu reinaugurou esse fim de semana - dia 28 de setembro - com uma retrospectiva em homenagem à Alaïa. Com uma seleção de 70 desenhos ícones do estilista, a retrospectiva parisiense traça a sua trajetória, desde a sua primeira coleção em 1979 até hoje.

Alaïa moldou um novo corpo, como um escultor que molda a mousseline e o couro. Alaïa cria seus modelos moldando-os ao corpo da mulher para valorizar as partes mais importantes. Ele é um dos poucos estilistas a dominar todas as fases da produção de uma peça de roupa: criar um modelo, desenhar as formas e criar os volumes que ele tem em mente, cortar, costurar e domar tecido. Inventando novas morfologias, a sua obra transcende o tempo, estabelecendo esse tunisiano radicado na França,  como o artesão sublime e amante insaciável de mulheres.

Discreto e de pouquíssimas palavras, Alaïa soube depois de décadas criar com sucesso e de forma independente da moda, sem nunca se preocupar com os imperativos do tempo ou tendências. Azzedine Alaïa tem cleintes fiéis e as suas coleções privadas, mostradas – na maioria das vezes - apenas para uma clientela super exclusiva e selecionada, tornou-se em meio século um designer e criador reconhecido internacionalmente por seus vestidos esculturais.

Exposição de setembro 2013 até 26 de janeiro de 2014
Curador da expo: Olivier Saillard, diretor do Palais Galliera











Nenhum comentário:

Postar um comentário