sexta-feira, 28 de junho de 2013

Le macarron Saint-Emilion: O verdadeiro macarron


Depois do vinho, a região de Saint –Emilion, também é conhecida por sua outra especialidade, o macarron. Um macarron diferente de tudo e de todos que você encontra em Paris no Ladurée, Pierre Hermé ou em qualquer outra pâtisserie.
O macarron de Saint-Emilion é fabricado desde 1620 por uma comunidade religiosa, “les Ursulines”. Na época a irmã Lacroix era a madre superiora que detinha todo o savoir-faire. A receita – sempre mantida em segredo – foi transmitida à poucas e raras famílias da região e passada de geração em geração. O segredo   da receita se mantém até hoje. Atualmente Nadia Fermigier, que sucedeu Madame Blanchez é a única depositária da verdadeira receita de 1620.

Uma receita inigualável que se transformou em uma marca registrada. Esse é o tipo de coisa que só poderia acontecer na França!

A receita sobreviveu à reis, rainhas, guerras e revoluções. Mesmo à revolução francesa manteve a marca registrada. Já no século XIX o macarron era servido como sobremesa e acompanhamento à degustação dos grands crus de Saint Emilion. Sua maior divulgação aconteceu na Exposição Universal de 1867 quando os grandes produtores dessa região vinícola organizaram uma exposição coletiva e fizeram acompanhar os seus envios de vinhos com caixas dos macarrons fabricados com a receita da viúva Goudichaud, detentora da marca na época. Eles foram oferecidos aos membros do juri de degustação assim como à muitos visitantes.

A reputação dos macarrons correu o mundo. Ele ficou conhecido, muitos tentaram copiar mas o impressionante é que o segredo continua guardado até hoje. Nenhum macarron ainda conseguiu se igualar. O secredo da receita ascestral foi mantido intacto. Depois da viúva Goudichaud, diferentes proprietárias dirigiram a fábrica de macarrons como Madame Andre, Madame Jeanne Passame, Madame Magdeleine Blanchez, Madame Daniele Blanchez e, enfim, Madame Nadia Fermigier que é hoje a única que tem os direitos de fabricar segundo a receita das antigas religiosas.

Os macarrons foram copiados, reinterpretados, ganharam cores, sabores, novos formatos mas o seu sabor original não conseguiu ser igualado. O macarron Saint Emilion  preserva a sua autênticidade, a sua simplicidade e o seu sabor.  É preciso experimentar…..A vantagem do século 21 é que não necessariamente precisamos ir para a região de Saint Emilion para experimentar os macarrons, podemos encomendar online. Uma experiência de séculos!!!!!

www.macarons-saint-emilion.fr









Nenhum comentário:

Postar um comentário