domingo, 29 de junho de 2014

verão em Paris...l'été!


O Verão chegou! Os dias ficaram mais longos, as noites mais alegres e as cores mais vibrantes. Vive l ‘été! O astral dos franceses, sobretudo dos parisienses, dá uma ligeira melhorada... ah, le soleil! Já podemos observar as roupas mais claras e coloridas nas ruas – já que na maior parte do ano o preto impera. O hit desse verão serão as rendas brancas, os listrados e os jeans rasgados. O chapéu de Panamá, sempre! Ai que delícia! Muitos sorvetes! A única coisa que faz realmente falta na maioria das brasseries e restôs é o ar condicionado. Eles acreditam que isso é uma característica “à la americaine’, pode?!

Enfin, vamos aproveitar que esse calorzinho porque passa rápido!

























sexta-feira, 20 de junho de 2014

Merveilleux esse suspiro!



A receita mágica! Não há quem não passe pela vitrine e não dê uma paradinha para dar uma segunda olhada e ficar com água na boca. Ali estão as “maravilhas de Fred”. Fred? Ele é Frédéric Vaucamp, um ex aluno de Lenôtre que reinventou uma patisserie francesa bem antiga e tradicional – o melhor do doce clássico açucarado em uma versão super leve. Resumindo: um suspiro recoberto de pedacinhos de chocolate e recheado com um creme aerado – aqui chamado de foueté -ultra leve.  Miam miam…. Mas isso não se explica com palavras, simplesmente se degusta!
Le Merveilleux, o Maravilhoso, é ao chocolate, l’Incroyable, o Inacreditável, é com speculoos e pedacinhos de chocolate branco, l’Impensable , o Impensável, é de café, l’Excentrique , o Ecêntrico, é de cereja, le Magnifique , o Magnífico, é praline com amêndoas e nozes caramelizadas e o mais novo le Sans-Culotte , o Popular, é de caramelo.
As “maravilhas”são fabricadas na frente dos clientes. Cada loja tem a sua fabricação e a chave do sucesso é a qualidade dos ingredientes, provenientes sempre dos mesmos fornecedores. Além dos suspiros à la francaise, também têm as ‘ceramiques’- que são brioches grandes, redondos e deliciosos que podem vir com gotinhas de chocolate, cristais de açúcar, passas ou naturais – que com o café ou chocolate ou sem nada mesmo ficam irresistíveis.
Fred começou em Lille há 15 anos, agora em Paris são cinco lojas, sendo que a mais nova é  no número 2, rue monge 75005. Para os outros endereços dê uma olhadinha no site:
www.auxmerveilleux.com