sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Arte Contemporânea em Versailles


Decididamente, Versailles não é um local como os outros. O Chateau de Versailles é um lugar de arte por excelência. Um lugar construído por artistas de todos os gêneros, um lugar rico, cheio de detalhes onde acreditamos que nada mais diferente disso poderia ser inserido. Muito menos, ser o espaço para uma exposição de arte moderna. Esse justamente é o lugar ideal para se colocar em pratica a audácia, a experimentação e a liberdade. E foi isso que a estrela portuguesa da arte contemporânea – Joana Vasconcelos - conseguiu fazer. Ela foi a primeira mulher a ser convidada para expor as suas obras extravagantes e monumentais nesse cenário histórico.

Cada espaço teve uma obra particular e dedicada a ele. As obras de Joana são artesanais, confeccionadas com linhas, tricô, passamanarias e tecidos, muitos tecidos. Nem precisamos dizer que os todos os holofotes se voltaram para essa jovem artista portuguesa que conseguiu misturar a arte contemporânea com feminilidade no cenário mítico e histórico de Versailles.  Joana Vasconcelos se junta à lista dos célebres artistas que já expuseram em Versailles como Jeff Koons, Takashi Murakami e Bernar Venet. E acaba de se tornar mais uma “star”!

www.chateaudeversailles.fr













domingo, 23 de setembro de 2012

Jardin Albert-Kahn por Camila Ventillard


Nada mais especial para o blog do que ter uma colaboração de uma “brèsilienne super branchée à Paris”. Merci Camila !

.........

Dafne e eu dividimos a mesma paixão por novas descobertas e foi exatamente por isso que, depois de descobrir esse jardim que, na minha opinião, já entrou na lista dos mais belos de Paris  ela foi a primeira a saber !  Essas são as delícias de se morar nessa cidade incrível que é Paris. Já são treze anos visitando, admirando, fotografando, comentando e eis que de repende nos esbarramos com algo que estava tão pertinho e, misteriosamente, escondido para um dia entrar de vez nas nossas vidas. Essa é a minha história com esse jardin escandalosamente encantador!

Ele fica situado dentro do museu Albert-Kahn à beira do Sena em Boulogne –Billancourt.  Durante muito tempo foi o local foi abrigo de usinas Renault e estúdios de cinemas.  Albert –Kahn foi um banqueiro e mecenas francês que decidiu usar seu dinheiro para promover a paz entre os povos. Tinha a convicção de que viajando pelo mundo e descobrindo novas culturas os conflitos poderiam ser minimizados. Os seus jardins espelham o seu pensamento e se caracterizam por uma enorme tranquilidade trazendo para um só espaço culturas botânicas de diversas regiões do mundo em uma espécie de reconciliação do universo.

No Grande Jardim de Albert podemos encontrar o jardim japonês, o jardim inglês, o  jardim francês, a floresta dourada, a floresta azul e o jardim des Vosges (sua regiao natal).
Inspirador.....

Jardin Albert-Kahn. 10 rue du Port  92100 Boulogne-Billancourt


www.albert-kahn.hauts-de-seine.net 


O jardim japonês, na primavera as cerejeiras são tão belas que por um momento esquecemos que estamos em Paris e não no Japão !



A floresta azul onde se encontram as arvores da Africa e das Americas. Além de esquilos, muitos esquilos…


O jardim francês com seu roseiral e pomar



O jardim inglês  e seu « petit cottage » bem pitoresco



sábado, 22 de setembro de 2012

Delphine Delafon: mon sac à moi


No seu atelier no X ème arrondissement de Paris, Delphine Delafon, cria bolsas personalizadas. Você escolhe o tamanho, o tipo de couro, de metal, franjas e etc, e tem uma bolsa como nenhuma outra. Só sua! Aqui ela é a “créatrice de sacs à main sur mesure » mais branché de Paris.

Sua trajetória no mundo da moda teve passagens por Penninghen nos ateliers Chardon Savard, no Studio Berçot de Paris, pela Maison Carven ( na época a marca ainda não era dirigida por Guillaume Henry) ,  e também, logo em seguida foi a responsável pela criação da linha bis de Michel Klein. Chegou a ter uma marca própria e por desentendimentos com a sócia, decidiu parar um pouco.

Mas com tanta inspiração e criatividade, em 2012, Delphine começou a criar bolsas para ela e para suas amigas. Apenas um modelo, tipo saco, mas com uma infinidade de variações. E no espírito de atelier sob medida cada uma podia escolher o tipo de couro e todos os seus acessórios e detalhes.  As clientes foram colocando a sua imaginação nas bolsas e inspirando cada vez mais Delphine.

A bolsa é bem eclética e pode agradar a todos os tipos de gostos e personalidade. Ela poderia ser definida como “cool” e “chic”. Com certeza é um diferencial na hora de sair de casa.  As bolsas são vendidas no atelier de Delphine com hora marcada ou na Merci,  boulevard Beaumarchais, e na Baby Budha, rue Saints-Pères. Cada modelo é único e numerado, feito pelas mãos de Delphine Delafon. Très parisien!


Delphine Delafon Atelier 32 Faubourg Poissonnière  75010   Paris
Marcar hora pelo telefone : 06 08 84 99 03









quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Café La Palette


Já que estamos falando de lugares e coisas « branchés » (antenados+ descolados+ na moda e etc.) não poderia deixar de falar sobre o Café La Palette. O La Palette é um café-restaurante único a Paris, uma verdadeira instituição e um lugar simplesmente "branché".Isso desde a época da boemia em Saint-Germain-des-Prés até hoje.  O bistrot  sempre foi conhecido como um lugar tradicional de encontro de estudantes de Belas Artes, galeristas e artistas parisienses,  já que fica bem no meio desse agito cultural todo. Ele foi frequentado por Cézanne, Picasso, Braque  e logo depois veio o jet set nacional e o internacional...
O lugar fica bem no cruzamento da rue de Seine com a rue Jacques-Callot e tem apenas duas salas. Na primeira, bem estreita, fica o bar e bem atrás o salão maior, decorado com cerâmicas dos anos 1930-40 e muitas pinturas. Esse salão foi até inscrito como Monumento Histórico da cidade.
Mas o agito acontece do lado de fora, no “terrasse”, nas mesinhas bem pequenas, apertadas e grudadinhas umas nas outras, assim como o parisiense gosta! Ninguém ali esta preocupado em comer. A especialidade da casa é ter gente bacana, mas serve também alguns “petiscos” tipo saladinha, pasta de salmão, tabua de frios e por ai vai. O negocio é pedir um vinho e apreciar a vista e o vem e vai.

La Palette, 43 rue de Seine 75006 Paris tel. 0143266815










sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A épicerie de Olivier Pitou


Olivier Pitou é, antes de tudo, um dos mais conhecidos floristas da rive gauche. Sua loja de flores fica na rue Saints-Pères número 14. Ele atende aos gostos mais sofisticados e chiques da cidade, já que está localizado entre os antiquários e as lojas de decoração mais bacanas de Paris no coração do 6ème arrondissement. Olivier Pitou teve a boa idéia de abrir, na mesma rua, uma épicerie de luxo. Onde o objetivo é oferecer um pouco de tudo. Um pouco de tudo – o que há de melhor em questão de doces, salgados, laticínios e algumas delícias prontas para levar para a casa – que aqui chamamos de traiteur. 
Uma seleção de produtos “premium”  em uma vitrine que podemos degustar com os olhos! Os preços não são baratos mas uma das coisas que mais gostei é o fato de ficar aberto até meia-noite! Uma coisa raríssima em Paris. Aqui tudo fecha muito cedo e isso se torna um dos seus maiores diferenciais. Anote é uma boa dica, a gente sempre precisa!

L’épicerie des Saints Pères, by Olivier Pitou
23, rue des Saint Pères  75006  Paris.
Tel. : 01 42 96 90 02.









sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A festa da gastronomia francesa : tous au restaurant!


A terceira edição do evento « Tous au restaurant » acontece de 17 ao 23 de setembro em toda a França. Essa festa nacional dos restaurantes é organizada por profissionais da gastronomia – os grandes chefs – sob o comando de Alain Ducasse.

Sob o slogan “seu convidado é nosso convidado” - Votre invité est notre invite - a cada menu pedido um outro será oferecido pelo restaurante. O menu compreende uma entrada, um prato principal e uma sobremesa que será criada por cada restaurante especialmente para o evento. Ao total serão mais de um milhão de restaurantes participantes em toda a França e entre eles uns 40 des chefes étoilés (estrelados).  Uma oportunidade para degustar o que há de melhor na gastronomia francesa.  

Para essa edição foi criado um «restaumobile» que circulara durante toda a semana pelas ruas de Paris. Vários grandes chefes se revezarão no comando do restaurante sobre rodas para oferecer os serviços (almoço e jantar) aos 40 lugares instalados no ônibus restô. Esse restaurante sobre rodas vai mudar de “quartier” diariamente para satisfazer a todos os parisienses. Enfim, quase todos! As reservas acabam super rápido e os restaurantes participantes ficam lotados. As reservas já foram abertas pelo site:   www.tousaurestaurant.com
Entre os chefs que vão cozinhar no «restaumobile» estão Jacques Maximin e Adrien Trouilloud, no comando do Rech, a brasserie especializada em frutos do mar do grupo Alain Ducasse – na segunda-feira dia 17/09 no almoço, 45€ para 2. Tous au restaurant é um evento imperdível para quem estiver passando pela França. Como os franceses costumam dizer: “um momento de se dar prazer e de oferecer prazer”.

Bon apetit!