sexta-feira, 27 de julho de 2012

Maison Francis Kurkdjian Paris

O « parfumeur” Francis Kurkdjian é considerado atualmente um dos criadores de perfumes mais célebres de nosso tempo. Nascido 1969, Kurkdjian é um francês de origem armeniana. Diplomado pela escola francesa ISIPCA - Institut Superieur International du Parfum et de la Cosmetique et de l’Aromatique Alimentaire - ele é muito mais do que um criador de perfumes mas um artista que coloca a emoção em tudo o que faz.

Poucas pessoas sabem que ele está por trás de muitos perfumes conhecidos hoje em dia. Um em especial foi determinante para o lançamento de sua carreira, Le Male de Jean Paul Gautier em 1995. Logo em seguida vieram muitos outros sucessos para Dior, Lanvin, Guerlain e o último recentemente para Elie Saab.

Em 2001 decidiu abrir o seu atelier de perfumes sob medida para uma clientela particular. Mas, além disso, começou a criar parcerias com diversas áreas ligadas à arte como a gastronomia, a dança, a música..... Foram colaborações com o chef pâtissier Christophe Michalak do Hotel Plaza Athenée com o design e aroma de uma sobremesa, a Fraise em Trompre L’Oeil: sorbet de morangos, banana e flor de laranjeira.  Ou então a parceria com um artista plástica para desenvolver um abanador perfumado feito em papel.Criou também uma fragrância para uma noite especial no Palais Garnier de Paris que o levou ao Chateau de Versailles e resultou na fragrância Marie Antoinette. A interpretação dessa fragrância foi criada a partir de documentos históricos autênticos.  


Kurkdjian é mais que um criador porque a sua imaginação é inalcançável! Além do perfume de Marie Antoinette, ele entrou  também nos Jardins de Versailles, ele transformou as águas do lago da L’Orangerie em um laranja gigante fluo e perfumada. Pelo chafariz do lago saíam jatos da essência Fleur d’Oranger! Pode-se imaginar que ele é requisitado no mundo todo para criar as coisas mais inacreditáveis!

Finalmente, em 2009, a Maison Francis Kurkdjian é criada. Ele fez questão de incluir a palavra “Maison” – casa , em português - antes do seu nome para reforçar a idéia de que as emoções têm que estar sempre presentes na nossa vida. Afinal, uma casa é feita por lembranças, pessoas, emoções. Toda casa tem a sua alma.

A loja é bem pequena, mas alguns detalhes não escondem que esse homem ama Paris. A decoração tem alguns monumentos da cidade, as paredes são cinza e todas as tampas dos perfumes  são de zinco para lembrar os telhados das casas e prédios parisienses. 



Nem precisamos dizer que a loja é hiper cheirosa....ali você é apresentado a todos os perfumes inventados pelo mestre. Ele adora criar perfumes para a manhã, para a tarde e para noite. Conseguimos sentir a diferença de cada um deles. Ele criou um perfume em homenagem ao seu avô que se perfumava antes de se deitar, outro tem a lembrança do casaco de peles da sua avó.
FK é tão criativo que desenvolveu bolhas de sabão perfumadas para o aniversário da sua sobrinha Agathe. Tudo igual, mas se estourar as bolhas com o nariz vai sentir o perfume da violeta, de ervas frescas, menta ou até de pera! Ele fez também um sabão líquido para lavar roupas. Como ele mesmo lava as suas roupas e não conseguia encontrar um perfume comum para o sabão e para o amaciante, decidiu ele mesmo criar um. Genial, não ?!


Mas se você quiser um perfume sob medida terá que encontrar Francis Kurkdjian pessoalmente. Ele não poderá desenvolver nada sem antes conhecer a pessoa, a sua história e isso pode levar alguns meses. Mas é o verdadeiro luxo.

“um perfume é uma emoção que levamos entre a roupa e a pele”
Francis Kurkdjian










sexta-feira, 20 de julho de 2012

Louis Vuitton x Yayoi Kusama

Depois das interferências e interpretações de Stephen Sprouse em 2001 e Takashi Murakami em 2003 no seu célebre monograma, a Louis Vuitton dedica hoje uma coleção concebida em colaboração com a grande dama da arte contemporânea japonesa Yayoi Kusama.

Com quase 80 anos e dona de um grafismo marcante – tanto obsessivo quanto estético – a artista não poderia passar muito tempo indiferente a um aficionado por artes como Marc Jacobs. Eles se encontraram em 2006 e, desde então, o criador americano não parou de se inspirar na obra de Kusama.

Precisou esperar até 2012 para vermos, finalmente, o momento da união da moda com a arte contemporânea se concretizar. A Louis Vuitton está lançando esse mês “Pontos Infinitos” uma mini coleção – coleção cápsula – com a colaboração da artista japonesa. Os pontos famosos que nunca cessaram de obceder Yayoi Kusama desde a sua infância estão em todas as peças da coleção. Pretas, amarelas, vermelhas, framboesas, os pontos arredondados se multiplicam ao infinito e se transportam também para esculturas, instalações e outros “happenings” que levaram a célebre artista dos anos 60, escolher morar em um hospital psiquiátrico desde 1977. 

A primeira parte da coleção será lançada agora e a segunda, dedicada aos acessórios de couro, como bolsas, malas, carteiras e etc. está prevista para outubro de 2012. A outra novidade é que em homenagem a artista japonesa a marca francesa se lançará nas pop ups stores (lojas temporárias) especialmente idealizadas para a nova coleção de prêt-a-porter e de acessórios de Kusama. Paris terá a sua pop up inaugurada dia 23 de agosto no Printemps Haussmann.


Boutique éphémère Yayoi Kusama pour Louis Vuitton. de 23 agosto a 21 outubro  2012.

p.s. algumas imagens da expo dedicada a Yayoi Kusama no Centre Georges Pompidou Paris, mais conhecido como Beaubourg que tive a oportunidade de ver em novembro de 2011.
http://parisbranchee.blogspot.fr/2011/11/yayoi-kusama-no.html









quinta-feira, 12 de julho de 2012

Van Cleef & Arpels: uma escola jóia

Paris é uma cidade verdadeiramente surpreendente. Se engana quem diz que já conhece tudo por aqui só porque veio algumas vezes. Acredito que nem as pessoas que já moram em Paris há anos não a conhecem completamente. Paris tem sempre uma coisa nova acontecendo, um curso para fazer, algo para aprender... até jóias em uma das mais prestigiadas marcas francesas.

A maison francesa Van Cleef & Arpels criou uma escola para quem ama a joalheria e quer conhecer um pouco mais sobre as pedras, o “savoir faire”, a história e os segredos da joalheria. Uma grande viagem de luxo! A começar pelo endereço, a escola fica na Place Vendôme em um hotel particulier  do século 18. A Place Vendôme foi idealizada, criada e construída no final do reinado de Luis XIV com o objetivo de reunir a genialidade dos artesãos franceses.

As aulas são dadas por profissionais: joalheiros, experts, gemólogos, professores de história da arte que transmitem todo o seu conhecimento e experiência. O curso está dividido em 3 etapas Devoilerdesvendar, Eclairer esclarecer, Révélerrevelar. Ao todo são 7 módulos com 4 horas cada. Os grupos têm um limite máximo de 12 pessoas para que todos possam ter a oportunidade de tocar nos materiais preciosos, acompanhar cada gesto e poder trocar experiências com os profissionais. As aulas acontecem em ambientes diversos como no salão de experimentação para tocar e experimentar os materiais, os salões de formação para escutar, observar e aprender e uma sala-biblioteca para se aprofundar. Cada módulo custa em torno de 600 euros e as aulas podem ser em inglês ou francês.
Inscrições no 37, rue de Surène 75008 Paris ou contact@lecolevancleefarpels.com

L’école Van Cleef &Arpels. 19 Place Vendôme 75001 Paris










sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pershing Hall: hotel+restô+bar

O Pershing Hall é diferente de todos aqueles lugares tipicamente franceses. Ele é cosmopolita, podia estar em NY, Hong Kong ou Londres. Mas está no coração de Paris, entre as avenidas Champs Elysées, François 1er e George V. O lugar onde o General John Pershing fez o seu quartel general em 1917 e que em 1918 se tornou o clube dos oficiais da Legião Americana, hoje reúne gente bacana que quer se divertir com luxo e bom gosto. 

O Pershing Hall é um hotel 5 estrelas com um restaurante e um bar super badalados. Todos os ambientes foram idealizados pela diva francesa do design e arquiteta de interiores, Andrée Putman. Com uma “ambiance” super “branchée” e a iluminação especial, o ponto alto é o jardim vertical do pátio interno com mais 300 espécies de árvores e plantas das Filipinas, do Himalaia e até da Amazônia, criado pelo famoso botânico Patrick Blanc – o mesmo que criou a parede viva “garden wall” do Museu Quai Branly de Paris. 

Engana-se quem pensa que com tanta preocupação pela imagem e design, a gastronomia tenha ficado em segundo plano. Tudo é sofisticado, bem elaborado e super gostoso. Os drinks também são criativos e deliciosos. Pershing Hall é bom para variar um pouco!

Pershing Hall. 49 rue Pierre Charron 75008 Paris tel. 01 58 36 58 00
www.pershinghall.com












segunda-feira, 2 de julho de 2012

Expo Chloè Attitudes

Para comemorar os seus 60 anos, a maison francesa Chloè organiza uma exposição retraçando toda a sua trajetória. A retrospectiva será apresentada no coração do museu mais moderno e cool  de Paris – o Palais de Tokyo a partir de setembro.

A Chloè foi criada em 1952 por Gaby Aghion que imaginou uma marca de moda que pudesse traduzir o prazer, a liberdade e a modernidade. Por isso o Palais de Tohyo foi escolhido para a primeira exposição totalmente consagrada à marca batizada de “Chloè Attitudes”- organizada pela reconhecida Judith Clark. A exposição vai retratar a história da Chloè através de uma tragetória temática. Nem cronológica e nem nostálgica e sim criativa, serão apresentadas as idéias e imagens que vieram a cabeça de Gaby para a concepção de sua marca. Algumas peças emblemáticas de diferentes designers que já passaram pela direção criativa da marca também serão apresentadas na exposição. 

A Maison francesa vai editar 16 modelos icônicos da marca como o vestido Violon de Karl Lagerfeld (verão 1983), a T-shirt Abacaxi de Stella McCartney (Primavera-Verão 2001), a bolsa Paddington de Phoebe Philo (primavera-verão2005) e os shorts e capa de couro de Hannah MacGibbon (outono-inverno 2009 /2010). A exposição será realizada entre 29 de Setembro 18 de novembro de 2012 no Palais de Tokyo. Ainda falta um pouco e já está dando o que falar já que as  16 peças que serão especialmente reeditadas para a ocasião estarão disponíveis nas lojas a partir de fevereiro de 2013. 
Olha que ideia genial!